Você sabe o que são horas complementares?

Por - Maite Ritz

Você, meu querido leitor, que está entrando agora na faculdade e foi surpreendido pelo termo ‘’horas complementares’’. Senta, respira, toma um chá e presta atenção na tia aqui. Vai ficar tudo bem.

 

O QUE SÃO?
As Horas complementares são nada mais que uma atividade extra obrigatória. Mas por quê? Bom, existe uma carga horária específica que precisa ser cumprida dentro da grade curricular do seu curso, as horas complementares entram como o tempo que acaba faltando na relação de hora/aula que você já tem. Também servem para o enriquecimento de experiência dos alunos fora da sala de aula. E lembre: sem elas você não se forma.

 

QUANTAS EU TENHO QUE ACUMULAR?
Isso depende de cada curso e cada faculdade. Procure se informar com a secretaria ou coordenação do seu curso. Você também pode procurar seus veteranos, com enfoque nos do último período, pois eles provavelmente estarão desesperados tentando conseguir as horas que faltam.

 

COMO EU CONSIGO?
Você pode consegui-las de diversas maneiras. Vamos listar algumas para ficar mais fácil:
Participando de eventos internos da universidade, como feiras de profissões, palestras, projetos, clubes da universidade, eventos do centro acadêmico, etc.
Fazendo cursos fora da universidade, como inglês ou algo que agregue no seu curso. (Se você cursar direito e fizer um curso relacionado a geografia não valerá horas, por exemplo)
Projetos de iniciação a docência e cientifica também dão horas complementares
Alguns tipos de estágio também dão horas complementares
Cursos online e palestras online que emitam certificados também
Trabalhos voluntários 
Participação como ouvinte em bancas de monografias, teses e dissertação.
Congressos, simpósios, palestras, eventos do gênero. 

 

DICAS:
Tente ao máximo não deixar para os últimos períodos o acúmulo de horas. Lembre-se que você não se gradua sem elas. 
Sempre consulte sua faculdade para saber maiores informações sobre as Horas Complementares, muitos estatutos variam de instituição para instituição e eles tem regras BEM rígidas em relação ao acúmulo de horas.
Aproveite a experiência das horas não só como obrigação, mas como forma de expandir seus conhecimentos e horizontes. Escolha palestras que lhe interessem e tire proveito disso.

Comentários

© 2018 Barulho Curitiba