Visita guiada apresenta músicos famosos e suas produções no Cemitério Municipal

Por - SMCS
(Foto: Cido Marques/FCC)

Já que a cidade respira música nestes dias de Oficina de Música de Curitiba, a visita guiada do Cemitério Municipal São Francisco de Paula entra no ritmo e vai apresentar, no sábado (25/1), a biografia e o trabalho dos grandes nomes do cenário musical paranaense e nacional sepultados no Cemitério Municipal.

As inscrições estão abertas a partir desta segunda-feira (20/1), por e-mail, e são gratuitas. As vagas são limitadas a 60 pessoas e a confirmação da participação será feita, também, por e-mail. A atividade é promovida pela Oficina de Música em parceria com o Departamento de Serviços Especiais, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Nomes como Benedito Nicolau dos Santos (membro da Academia Brasileira de Música); Augusto Stresser (autor da Sidéria, primeira ópera paranaense) e Bento Mossurunga (que compôs o Hino do Paraná), entre outros, serão relembrados em suas trajetórias e produções.

Quem comanda o tour, com três horas de duração, das 14h às 17h, é a pesquisadora Clarissa Grassi.

“Depois da visita, estão todos convidados a ouvir as composições e canções sobre as quais ouviremos falar dentro do cemitério”, conta Clarissa, também diretora de Serviços Especiais da Secretaria do Meio Ambiente.

O concerto
Ao contrário da visita guiada, que tem limite de vagas, o concerto, que acontece na praça, na entrada principal do cemitério, com o pianista Jeferson Ulbrich e a Banda Lyra Curitibana é aberto a todos. O início está marcado para às 17h de sábado (20/1).

Ulbrich, convidado especial da programação, teve sua formação musical no Brasil e na Alemanha. Recebeu vários prêmios em concursos nacionais e internacionais de piano, foi solista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e pianista da orquestra Junge Deutsche Philarmonie.

Entre as peças que deve executar, estão a Serenata da Ópera Sidéria, de Augusto Stresser; Mimosa Morena, de Benedito Nicolau dos Santos e Corrêa Júnior; e Mazurca, de Brasílio Itiberê.

Parceiros
A 37ª Oficina de Música de Curitiba é uma realização da Prefeitura de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba, do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), da Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e governo federal.

O evento tem patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, apoio cultural da Família Farinha, Comunidade Luterana Igreja de Cristo, Igreja Bom Jesus dos Perdões, Universidade Estadual do Paraná (Unespar), Bicicletaria Cultural, Universidade Federal do Paraná, Lamusa - Laboratório de Música Sonologia e Áudio, Sistema Fiep, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), HOG The One Curitiba, Solar do Rosário e apoio máster do Teatro Guaíra e Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

Serviço:
Visita guiada temática ao Cemitério São Francisco de Paula – Cenário Musical Paranaense
Data: 25/1 (sábado)
Horário: das 14h às 17h
Local: Praça Padre João Sotto Maior, s/nº

*Inscrições: enviar nome completo e número de RG de até 3 participantes para: visitaguiada@smma.curitiba.pr.gov.br
*Vagas limitadas

Concerto – Músicos Paranaenses do Cemitério São Francisco de Paula, com execução do pianista Jeferson Ulbrich e da Banda Lyra Curitibana
Data: 25/1 (sábado)
Horário: 17h
Local: Praça Padre João Sotto Maior, s/nº

*Gratuito e aberto ao público.

Comentários

© 2018 Barulho Curitiba