Universidade particular de Curitiba decide diminuir salário de professores

- Atualizado às 17:03
Por - Barulho Curitiba
(Foto: Divulgação)

O Centro Univesitário Unibrasil decidiu diminuir os salários de seus professores em meio à crise provocada pelo novo coronavírus. De acordo com o Sindicato dos Professores do Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana (Sinpes), docentes da instituição já receberam o pagamento de março com redução de seus salários - em alguns casos, inclusive, o corte superaria o valor de R$ 1 mil.

A instituição já teria anunciado que tomaria essa atitude na última quinta-feira e promete pagar os valores atrasados ao final do semestre. Os profissionais ligado à instituição e o Centro Acadêmico Romeu Felipe Bacellar (CARB), entidade máxima de representação dos alunos da Escola de Direito do Unibrasil, no entanto, repudiaram a iniciativa.

De acordo com o Sinpes, um dos motivos da redução saaria seria a suspensão do pagamento de orientação de monogração e complementação das aulas de estágios supervisionados. Essas atividades, no entanto, continuam sendo realizadas, conforme o próprio sindicato e o CARB.

"A decisão em relação ao salário de alguns professores é completamente desumana e incongruente, pois sabemos que a mudança da sistemática aumentou a carga horária de trabalho dos professores para que as atividades curriculares equivalessem a situação anterior à pandemia. Não obstante, a nota divulgada pela instituição, em resposta ao ofício do CARB, afirma que o sistema AVA equivale ao percentual da carga horária do curso, prova de que não há justificativa, em nenhuma hipótese, para a redução salarial dos professores", disse o Centro Acadêmico, por meio de nota publicada em sua página no Facebook.

Nessa mesma nota, os estudantes ainda criticam a falta de transparência com relação à implantação do corte salarial. "O questionamento principal é a referida decisão de redutibilidade salarial, pois não encontra motivação suficiente e torna límpido a discricionariedade do ato, uma vez que não foi esclarecido os parâmetros da redutibilidade que atingirá somente alguns professores."

Comentários

© 2018 Barulho Curitiba