UFPR divulga o que vai cair nas provas do vestibular 2019/2020

- Atualizado às 00:43
Por - Redação Bem Paraná com assessoria
(Foto: Divulgação)

Foi divulgado nesta segunda-feira (29), no site do Núcleo de Concursos (NC) da UFPR, o programa oficial de provas do Vestibular 2019/2020. O documento traz informações detalhadas sobre os conteúdos programáticos das provas da primeira e da segunda fase do processo seletivo, que ocorrerá entre outubro e novembro. O programa pode ser conferido AQUI.

Para conhecer as regras do processo seletivo e fazer a inscrição, os interessados devem aguardar a publicação do edital do vestibular, que geralmente ocorre no primeiro semestre. O período de inscrições será de 12 de agosto a 10 de setembro e as provas da primeira fase ocorrem no dia 27 de outubro.

A distribuição de vagas e orientações sobre matrículas constam também em detalhes no Guia do Candidato, que é publicado juntamente com o edital.

Provas

Segundo o programa oficial de provas, na primeira fase, marcada inicialmente para a tarde de 27 de outubro, a prova será composta por 90 questões objetivas. São 12 questões de Língua Portuguesa; cinco de Filosofia; cinco de Sociologia; seis de Literatura; oito de Língua Estrangeira Moderna (Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Japonês ou Polonês); nove de Matemática; nove de Biologia; nove de Física; nove de Química; nove de Geografia; e nove de História.

Na segunda fase, o candidato faz de uma a três provas, de acordo com o curso escolhido. A prova de Compreensão e Produção de Texto, que todos os selecionados na primeira fase devem fazer, será em 24 de novembro e terá três questões discursivas.

Marcadas para 25 de novembro, as provas específicas são compostas de sete questões discursivas nas disciplinas de Matemática, Biologia, Física, Química, Geografia, História, Sociologia e Filosofia. São aplicadas o máximo de duas provas específicas por curso.

A relação com os cursos que optam pela prova específica será divulgada mais para a frente no Guia do Candidato.

Alguns cursos exigem ainda uma terceira prova. É o caso dos cursos de Design Gráfico, Design de Produto e de Arquitetura e Urbanismo, que têm prova de habilidade específica, constituída por no máximo três exercícios de desenho. Já o curso de Música faz provas específicas, com 16 questões teóricas e uma prova prática.

Bibliografia

As referências bibliográficas para as provas — tanto de literatura quanto as específicas — foram divulgadas em março, assim como das datas prováveis das provas. Veja aqui

Neste mês, a lista de referências foi alterada para a exclusão de uma obra das provas (objetiva e específica) de Sociologia. As alterações sempre são publicadas no site do NC-UFPR.

Comentários

© 2018 Barulho Curitiba