Teatro Zé Maria recebe mais uma edição do Festival de Teatro Estudantil

- Atualizado às 16:21
Por - Redação Barulho Curitiba com assessoria
(Foto: Divulgação)

Tem espaço para os clássicos, como "Romeu e Julieta", "A Roupa Nova do Rei" e "Sonhos de Uma Noite de Verão". Adaptações da literatura mais atual, como "A Mala de Hannah" e "A Fada que Tinha Ideias". E até a montagem de textos que expressam conflitos próprios do público infantil e juvenil, como é o caso da peça "Bullying: Aconteceu Comigo" e "Acampamento dos Medos". A programação do IV Festival de Teatro Estudantil, realizado pela Cia Jully Grisbach entre os dias 3 e 8 de outubro, está recheada de uma dezena de espetáculos para os mais variados gostos.

Um evento que, desde 2016, dá espaço a montagens de grupos teatrais de instituições públicas e particulares da capital paranaense, sendo também aberto à participação de projetos de outras cidades e estados. Nesta edição, por exemplo, conta com a presença de companhias de Goiânia e do Mato Grosso do Sul. Esse é Festival de Teatro Estudantil de Curitiba. Um projeto que tem incentivado o público mais jovem à apreciação artística, valorizado o fazer teatral entre as crianças e os adolescentes, promovido a troca de experiências entre educadores da área e chamado a atenção da sociedade para a importância do ensino das artes cênicas entre os estudantes da educação básica.

Em suas últimas edições, o Teatro Zé Maria tem se consagrado como o palco do evento. Conhecido como o Teatro da Classe, pertencente ao Centro Cultural Teatro Guaíra, ele receberá 14 espetáculos de mais de dez instituições inscritas com sessões abertas ao público em geral e ingressos a preços populares, apenas R$ 9,00 a entrada. De acordo com a atriz, professora de teatro e idealizadora do evento, Jully Grisbach, o festival este ano se torna uma ação de resistência em um país onde o ensino das artes tem sido desvalorizado.

"É um incentivo à formação de plateia, pois concede às famílias uma oportunidade acessível de tornar as crianças público de apresentações onde os artistas também são crianças e adolescentes, gerando nelas identificação com quem está em cena. Além disso, queremos incentivar os estudantes de teatro ao exercício e à apreciação da arte e proporcionar aos educadores o contato com uma gama variada de trabalhos e a troca de experiências com profissionais da mesma área", explica Jully.

As apresentações acontecem no período da noite durante a semana, ao sábado de tarde e, no domingo, a partir das 11h. O evento encerra com uma animada noite de premiações de caráter simbólico, onde todos são contemplados. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro Zé Maria ou diretamente com os grupos inscritos. A programação completa pode ser consultada no site oficial do evento: http://festivalteatroestudantil.site.com.br/. A IV Edição do Festival de Teatro Estudantil conta com o apoio da escola Cena Hum, da Cia Alldeias, da BeLight Foto & Vídeo e do LABIC (Laboratório de Iluminação Cênica da FAP).

4ª edição do Festival de Teatro Estudantil

Datas: 3 a 8 de outubro

Horários: Quinta-feira (3), espetáculos a partir das 20h. Sexta-feira (4), espetáculos a partir das 19h. Sábado (5), espetáculos a partir das 13h. Domingo (6), espetáculos a partir das 11h. Terça-feira, noite de premiação às 20h30.

Local: Teatro Zé Maria

Endereço: Rua 13 de Maio, 655 - Centro Histórico

Ingressos: R$ 9,00 – preço único.

Escolas participantes: Colégio Nossa Senhora de Fátima, Colégio Santo Anjo, Instituto de Educação em Artes Gustav Ritter (Goiânia), Grupo Sagrado Coração, Os Contadores, Colégio Militar, Colégio Bagozzi, Colégio Positivo Ângelo Sampaio, Colégio Alldeias, Mais Quintal, Coletivo Cênico Giga Palcos (Mato Grosso do Sul), Colégio Nossa Senhora do Rosário.

Programação de espetáculos:

· Quinta-Feira | 03/10:

20h - Espetáculo "O Fantasma de Máscara" – Colégio Senhora de Fátima

· Sexta-feira | 04/10:

19h - Espetáculo "A Fada Que Tinha Ideias" – Escola Santo Anjo

20h30 – Espetáculo "Bullying: Aconteceu Comigo" – Instituto de Educação em Artes Gustav Ritter (Goiânia).

· Sábado | dia 05/10:

13h - Espetáculo "Sonho no Picadeiro" – Grupo Sagrado Coração

15h – Espetáculo "Romeu e Julieta" – Os Contadores

17h – Espetáculo "O Som do Silêncio" – Colégio Militar

19h – Espetáculo "A Família Addams" – Colégio Bagozzi

20h30 – Espetáculo "Chaves" – Colégio Bagozzi

· Domingo | 06/10:

11h – Espetáculo "Despertar da Arte" – Colégio Positivo Ângelo Sampaio

13h – Espetáculo "A Mala de Hannah" – Alldeias

15h – Espetáculo "A Roupa Nova do Rei" – Mais Quintal

17h – Espetáculo "Gigantes" – Coletivo Cênico Giga Palcos (Mato Grosso do Sul)

19h – Espetáculo "Acampamento dos Medos" – Colégio Nossa Senhora do Rosário

20h – Espetáculo "Sonhos de Uma Noite de Verão" – Colégio N. Senhora do Rosário

· Terça-Feira | 08/10:

20h30 – Noite de Premiação

Mais informações e venda de ingressos no site oficial do evento:

http://festivalteatroestudantil.site.com.br/

Comentários

© 2018 Barulho Curitiba