Solidariedade com a Ucrânia inspira concerto de jazz na Ópera de Arame, em Curitiba

Por - Da Redação Bem Paraná com assessoria
(Foto: Divulgação/Assessoria de imprensa)

A solidariedade da Polônia com a situação ucraniana cruzou fronteiras e chegou ao Brasil. O Consulado Geral da Polônia em Curitiba vai realizar um concerto de jazz com várias ações celebrando a cultura da Ucrânia. O evento “Solidários com a Ucrânia” será realizado nesta terça-feira, dia 10 de maio, na Ópera de Arame, e terá como grande atração a apresentação do pianista polonês Artur Dutkiewicz.

Desde o início dos conflitos entre Ucrânia e Rússia, a Polônia tem demonstrado solidariedade com o país vizinho. Até o momento, estima-se que três milhões de ucranianos tenham cruzado a fronteira polonesa e encontrado abrigos em edifícios paroquiais, apartamentos particulares, unidades de saúde e edifícios de utilidade pública. Essa união demonstrada pelas nações é um grande estímulo ao Consulado Geral da Polônia em Curitiba para demonstrar esta solidariedade.

Durante o concerto, os convidados poderão fazer doações em dinheiro, que serão destinadas diretamente ao governo ucraniano. A Representação Central Ucraniano-Brasileira auxiliará com o número da conta para contribuições, que serão inteiramente transferidos à Ucrânia. O Consulado da Polônia destaca a apresentação como único evento neste formato realizado na América do Sul. Representantes da comunidade ucraniana no Brasil estarão presentes, assim como o encarregado de negócios da Embaixada da Ucrânia no Brasil, Anatolij Tkacz.

Jazz polonês

Para celebrar a união destas nações em tempos tão difíceis, escolhe-se uma linguagem universal: a música. O pianista de jazz Artur Dutkiewicz será a grande atração da noite em solidariedade ao povo ucraniano. Conhecido como Embaixador do Jazz Polonês, Dutkiewicz já se apresentou em mais de 70 países, da China aos Estados Unidos. Em 2011, performou no Estádio Olímpico de Berlim, no World Culture Festival, com outros 30 pianistas de vários países. A apresentação, para um público de 35 mil pessoas, representou o respeito a diversas culturas e transmitiu uma mensagem de paz ao mundo. É com esse espírito de união que Dutkiewicz sobe ao palco da Ópera de Arame nesta terça-feira.

O evento “Solidários com a Ucrânia” acontece nesta terça-feira, dia 10 de maio, na Ópera de Arame (R. João Gava, 920). A programação do dia contará com praça gastronômica, discotecagens, show do Jazz Cigano Quinteto, danças típicas, exposições, cinema, ateliê temático e aulas experimentais de idioma, das 12h às 17h. A partir das 19h30, acontece o show do pianista polonês Artur Dutkiewicz. Durante o evento, será disponibilizada a oportunidade de doações para a Ucrânia. Mais informações pelo e-mail do Consulado Geral da Polônia em Curitiba (secretaria.curitiba@msz.gov.pl).

Comentários

© 2018 Barulho Curitiba