Shows ao vivo online viram alento para fãs de todos os estilos de música

Por - Josianne Ritz
Artistas internacionais começaram a onda de shows por streaming
Artistas internacionais começaram a onda de shows por streaming (Foto: Divulgação)

Já que todos os shows presenciais foram cancelados não só em Curitiba, mas em todo mundo, alguns artistas resolveram fazer shows nas redes sociais e plataformas. A pioneira do movimento no Brasil foi Zélia Duncan que, na última sexta (6), subiu ao palco do Teatro Rival Refit acompanhada de sua banda, sem a presença de plateia, e transmitiu a apresentação pelo IGTV: “É frustrante, mas saúde em primeiro lugar”, lamentou a artista o cancelamento dos dois shows agendados na casa.

Leoni, ex-Kid Abelha, realizou show online no YouTube, na última segunda-feira e promete outro para a próxima segunda (22), às 21 horas. “A razão disso é que os shows estão sendo cancelados, as pessoas não estão podendo ir a teatros, casas de shows, cinemas etc. e tal e estão ficando em casa. Eu já estou aqui isolado, não tenho nem gripe nem sintoma de nada, mas é pra evitar a contaminação. Acho que a gente deve fazer esse distanciamento social, mas não é por isso que a gente vai deixar de se comunicar, de se encontrar. E a arte é uma forma de lançar outros mundos no mundo. Se o mundo está pequeno, apertado, esquisito e desconfortável, nada como a arte pra juntar a gente e pra fazer esse mundo um pouco mais feliz”, comentou, em vídeo, postado com a legenda: “Espelhando o vírus do afeto”. “Na próxima segunda-feira, eu faço outra. E espero, no meio do caminho, ir postando poemas, pedacinhos de música... Penso em coisas que eu possa fazer pra ajudar quem está em casa”, comentou.= A sambista Teresa Cristina experimentou a mesma modalidade de apresentação. Ela também fez a convocação aos fãs em seu Instagram: “Cantar. O que mais gosto de fazer. Estamos em ritmo de desaceleração, em recolhimento.

Ontem, a sertaneja Paula Fernandes agendou um pocket show no Twitter e Instagram, com repertório escolhido pelos fãs. “Quero sempre estar juntinho deles, independente de como for”, disse a cantora, que promete novos shows.
Até ontem, nomes como Neil Young, Ben Gibbard e Chris Martin, do Coldplay, já anunciaram que farão shows online. John Legend lançou o projeto Together At Home, para saber informações sobre performances do cantor americano de R&B e baladas românticas (e de outros artistas) é só seguir a tag #TogetherAtHome nas redes sociais;

Na segunda (16) ,Neil Young fez o primeiro show online como parte da campanha do senador americano Bernie Sanders, que quer ser o candidato democrata à presidência dos Estados Unidos. Ben Gibbard, conhecido por ser o vocalista do Death Cab For Cutie, fará um show diário pelo YouTube e Facebook, às 20h, com músicas pedidas pelos fãs. Miley Cyrus está apresentando uma série chamada BrightMinds no Instagram. Em Portugal, artistas se mobilizaram para organizar o festival Eu Fico Em Casa, transmitido na íntegra pelo Instagram. O evento terá 77 nomes e 40 horas de músicas divididas em 6 dias.

Ópera
A plataforma de streaming de ópera operavision.eu está disponibilizando seu arquivo para acesso gratuito, além de seu canal no YouTube. Além das apresentações gravadas, há um festival dedicado a Mozart previsto para ser transmitido ao vivo no fim do mês.

A casa de orquestra Filarmônica de Berlim disponibilizou de graça pelos próximos dias seu acervo de centenas de apresentações gravadas no local.

Comentários

© 2018 Barulho Curitiba