Sesc Paço da Liberdade traz carnavalesco da Estação Primeira de Mangueira para conversa

Por - Barulho Curitiba
(Foto: Divulgação)

O LAB (Labortório Cultural do Sesc Paço da Liberdade) traz o carnavalesco da Estação Primeira de Mangueira, Leandro Vieira, para uma conversa sobre "Processos criativos: Figurino e cenografia" que acontecerá no dia 22 de Junho, às 18h, via plataforma Microsoft TEAMS.

A mediação será por conta do professor de Design e Ilustração do Departamento de Design da UTFPR e Desenhador de Rua, Prof. Dr. José Marconi. A inscrição pode ser feita pelo site do Sesc https://www.sescpr.com.br/sesc-paco-da-liberdade/. Os valores são de R$ 12,00 para trabalhadores do comércio e R$ 24,00 para o público em geral. As vagas são limitadas.

Leandro Vieira é artista plástico formado pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro e desde 2016 é carnavalesco da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira, onde conquistou dois campeonatos: em 2016, com “Maria Bethânia – A menina dos olhos de Oyá”; em 2019, com “História pra ninar gente grande”. Além dos desfiles das escolas de samba na avenida, em 2017 sua produção sobre a religiosidade popular foi documentada pelo IPHAN e posteriormente tornada exposição no Paço Imperial do Rio de Janeiro: “Bastidores da Criação – Arte aplicada ao Carnaval”. Ainda, em 2018, juntamente com o artista Ernesto Neto, ocupou o Museu de Arte do Rio de Janeiro com a instalação “Carnaval: grito de quê?”.

O Professor Dr. José Marconi Bezerra de Souza leciona atualmente na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). É o idealizador e coordenador do grupo “Croquis urbanos de Curitiba” e em 2016 criou na UTFPR o projeto de extensão “Desenhadores de rua”, os quais colaboraram com a publicação do livro “Impressões: Diários Gráficos do Paço da Liberdade”, lançado em 2016 e dos Pacotes de Desenho confeccionados por ocasião dos Festivais de Teatro de 2017, 2018 e 2019.

Comentários

© 2018 Barulho Curitiba