Servidores e alunos da UTFPR se unem contra o coronavírus

(Foto: Divulgação)

Em meio à crise de saúde pública desencadeada pela pandemia da Covid-19, alunos e servidores da UTFPR têm se engajado em diferentes projetos com o objetivo de desenvolver ações que minimizem os impactos causados pela doença.

No Câmpus Curitiba, por exemplo, o curso de Química está produzindo álcool em gel para ser distribuído aos hospitais da capital. Nesta semana, já foram entregues 90 litros ao Hospital Erasto Gaertner. Para que possa continuar com a produção para o sistema hospitalar da cidade, o câmpus pede doações de álcool etílico acima de 70% ou de carbopol. Os interessados em contribuir devem entrar em contato com o gabinete da direção-geral do câmpus pelo e-mail gabir-ct@utfpr.edu.br.

Um segundo laboratório do Câmpus Curitiba, agora do Departamento de Engenharia Mecânica, está confeccionando máscaras de proteção para hospitais através de impressoras 3D. Os pesquisadores solicitam doações de folhas de acetato, grampeador, grampo, elástico e tesoura. As contribuições podem ser informadas diretamente ao professor responsável pelo projeto, José Aguiomar Foggiatto, pelo e-mail foggiatto@utfpr.edu.br.

Em Toledo, o câmpus também está arrecadando produtos para produção de álcool em gel para doação. Os responsáveis pela produção solicitam álcool 90% ou acima, glicerina, isopropanol, peróxido de hidrogênio e frascos novos para envase de 100 e 250 ml. Doações devem ser informados pelo e-mail coronavirus-td@utfpr.edu.br.

No Sudoeste, o Câmpus Pato Branco iniciou na segunda-feira (23) um projeto para a produção de máscaras em impressoras 3D. O trabalho é realizado com equipamentos do próprio câmpus, de startups incubadas na UTFPR e de voluntários do próprio município. Cerca de 20 máscaras já foram entregues ao sistema de saúde do município.

Outros dois projetos desenvolvidos pelo Câmpus Pato Branco, sob coordenação do Departamento de Engenharia Elétrica, consistem no desenvolvimento de ventiladores pulmonares de baixo custo - em parceria com o Câmpus Curitiba - e na criação de um sistema para esterilização das roupas dos profissionais de saúde, militares e demais pessoas que estão trabalhando no combate à Covid-19.

Além disso, as pró-reitorias de Pesquisa e Pós-graduação (PROPPG) e de Relações Empresariais e Comunitárias (Prorec) selecionam projetos de pesquisadores da UTFPR para transferência tecnológica de produtos, processos ou serviços relevantes ao combate ao novo coronavírus (Covid-19). Devido ao caráter emergencial, o prazo de inscrição vai até esta quinta-feira (26). Outras informações estão disponíveis no edital de seleção.

Comentários

© 2018 Barulho Curitiba