Série sobre museu, festivais de cinema e galeria virtual: quatro boas pedidas online

(Foto: Divulgação)

Museu de Arte da UFPR lança série #WebMusA
O primeiro episódio da websérie #WebMusA, criada pelo Museu de Arte (MusA) da Universidade Federal do Paraná (MusA) para atrair público interessado para os museus, estreia hoje às 16 horas, no YouTube (clique aqui para acionar o lembrete). A websérie conta com recursos de animação gráfica e entrevistas de especialistas sobre assuntos inerentes aos museus.
A exibição do primeiro episódio, que explica o que é um museu, acontecerá durante a 14ª Primavera dos Museus, evento anual do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que, neste ano, será realizado de 21 a 27 de setembro. A websérie foi idealizada pelo corpo técnico do MusA para compensar o as atividades suspensas por causa da pandemia de Covid-19. O projeto tem direção geral da produtora cultural Karla Nascimento e da museóloga Mariana Novaes.
Também envolve participação de estudantes no desenvolvimento de atividades de pesquisa, produção, edição e animação gráfica dos vídeos.
Segundo Mariana, a proposta é atrair público jovem. “Com o uso de referências da internet e da linguagem dos memes nas animações, esperamos atrair o público jovem e até mesmo pessoas que não têm o hábito de frequentar museus e, assim, instigar essas pessoas a conhecerem o universo dessas instituições tão ricas de cultura e conhecimento”.

Onde: no canal doMuseu de Arte da UFPR
https://www.youtube.com/channel/UCY4TpmCYS1SqjSoTxrHNfEw


MON inaugura galeria virtual com fotos vencedoras de concurso
O Museu Oscar Niemeyer (MON) inaugurou uma galeria virtual com as 17 fotos vencedoras da campanha “#meumon: Revele o Museu que só Você Vê”. Entre mais de duas mil fotos participantes, uma comissão julgadora escolheu as imagens que se destacaram em originalidade e criatividade.
Todas as fotos foram feitas antes do início da pandemia, em março de 2020, com o mote de descobrir locais e ângulos inusitados do Museu.
A galeria foi inaugurada agora com a intenção de que o público já possa ver virtualmente as imagens e, quando o Museu reabrir, os visitantes poderão procurar os locais onde foram feitas as fotos e conferi-las de perto.
Os autores das imagens ganharam 100 ingressos cada, para presentear amigos e familiares com visitas ao Museu, que poderão ser realizadas assim que o MON reabra ao público.
Confira a lista de vencedores da campanha: Adriana Kukla, Amanda Samways, Cinthia Castro, Edu Aguiar, Fernando Caovilla, Guilherme Negrão, Kyra Ferreira, Silvio Fernandes, Rosana Anjos, Ana Ciffoni, Alexandre Chaym, Henrique Wollz, Faisal Iskandar, Marcos Marcolla, Alexandre Kenji Okabaiasse, Bruno Conde e Meiri Janz.

Onde: https://museuoscarniemeyer.org.br/mon/meumon/


Festival Internacional de Filmes Ambientais celebra dez anos
O Filmambiente - Festival Internacional de Filmes Ambientais vai celebrar seus dez anos com uma edição totalmente online. De 24 a 30 de setembro, o público poderá conferir pela internet uma mostra com produções audiovisuais nacionais e internacionais sobre questões relacionadas ao meio ambiente. O objetivo do evento, que tem patrocínio da ENGIE, é levantar debates e gerar conscientização, de modo a contribuir na preservação da vida no planeta. Nesta edição de aniversário, o festival fará uma retrospectiva de filmes premiados em edições anteriores. A programação contará com nove longas metragem e 11 filmes curtos, aclamados pelo público e pelo júri. Além disso, três curtas inéditos serão exibidos, sendo dois sobre a Covid-19 e um sobre as queimadas na Amazônia. Os filmes ficarão disponíveis por 24 horas, exclusivamente para o Brasil. O Filmambiente terá ainda painéis temáticos.

Onde: 23 Filmes com sinal aberto exclusivamente para o Brasil no site www.filmambiente.com 
1 Live e 2 Painéis temáticos com sinal aberto para todo o mundo no facebook.com/filmambientefestival


É Tudo Verdade exibe 60 documentários
A 25ª edição do É Tudo Verdade exibe de hoje a 4 de outubro, um total de 60 longas, médias e curtas-metragens em competição e hors-concours, de forma gratuita, em plataformas de streaming. No total, a 25ª edição do É Tudo Verdade apresenta em sua seleção 91 títulos não-ficcionais. Em sua fase inicial, realizada entre 25 de março e 15 de abril passado, o festival apresentou 30 títulos, entre filmes e séries.
Os filmes em competição ficam em exibição da mesma forma como se estivessem em sala física; sem extensão dos horários de início dos filmes ou permanência online. Os filmes em competição e hors concours brasileiros têm limite de 1500 visionamentos e os em competição e hors concours internacionais, 1000 visionamentos (exceto Brouwer, a Origem da Sombra, com limite de 500 visionamentos).
As produções premiadas pelos júris do É Tudo Verdade 2020, nas competições brasileiras e internacionais de longas e médias-metragens e de curtas-metragens, estarão automaticamente classificadas para apreciação à disputa pelo Oscar® do ano que vem.

Onde: Programação e exibições no www.etudoverdade.com.br – 20h30

Comentários

© 2018 Barulho Curitiba