Semana Nacional de Museus reflete sobre o futuro. Veja programação no Paraná

Por - Barulho Curitiba
(Foto: Divulgação)

O Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) realiza entre 17 e 23 de maio a 19ª Semana Nacional de Museus. Esta edição propõe uma reflexão sobre o futuro dos museus com o título: “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”. Os museus do Estado do Paraná, coordenados pela COSEM (Coordenação do Sistema Estadual de Museus), irão participar ativamente da programação da Semana com videoconferências, debates e exposições virtuais.

No texto curatorial desta edição, o IBRAM defende um compromisso criativo com o presente para imaginar e construir novos mundos a partir dos museus. “Os museus reimaginados e inseridos no futuro, medirão suas conquistas à medida que forem relevantes para as pessoas, incluindo-as em sua diversidade, promovendo tecnologias sociais, contribuindo para novas formas de estar no mundo. Reimaginar um futuro para os museus significa, não apenas dialogar com os avanços tecnológicos e os recursos e ferramentas deles advindos, mas também compreender como afetam nossa maneira de ser e estar no mundo. Inserir-se no futuro é, sobretudo, contribuir para um presente mais digno para a humanidade e para o planeta que habita. Significa enfrentar as barreiras daquilo que está secularmente musealizado, reinterpretar o passado, reparar os erros, rever memórias e reimaginar histórias.”

Para a Inês Kiyomi Koguissi Morikawa, coordenadora do Sistema Estadual de Museus, refletir, discutir e apontar novos caminhos deve fazer parte da gestão de uma instituição museal, que tem mudado de perfil para se adaptar e conquistar novos públicos. “A reinvenção deve estar na pauta dos museus, esse espaço mágico que organiza e preserva o passado, mas que também tem de refletir o presente. Esse diálogo entre o ontem e o hoje ajuda a definir o que será no futuro”, afirma.


Confira a programação da 19ª Semana Nacional de Museus nas instituições do estado:

MIS-PR
20/05 (segunda-feira), ao meio-dia
Exposição Virtual "As Histórias que o Museu Conta".
20/05 (quinta-feira), às 17 horas
Mesa-redonda on-line "Histórias de ontem, pesquisas de hoje, reflexões do amanhã".

MUPA
17/05 a 21/05 (segunda à sexta-feira), às 19h15
Ciclo de debates “O Presente e o Futuro da Educação Museal”. Evento on-line e gratuito promovido pelo MUPA com a participação de educadores museais e pesquisadores.
Transmissões ao vivo pelo canal do YouTube do museu:
https://www.youtube.com/channel/UC6Z8xmNz2JCQrW6mIkoJl8A

MON
19/05 (quarta-feira), às 19 horas
Videoconferência com a museóloga Mona Nascimento: “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”.
O evento será realizado pela plataforma Zoom por meio do link bit.ly/SemanaDosMuseusMON

MAC-PR
19/05 (quarta-feira), às 17 horas
Mesa redonda: “NFTs, Arte Digital e a institucionalização de práticas artísticas que escapam do acervo físico de museus de arte”
Com Jack Holmer e Ana Lesnovski
Mediação: Ana Rocha
Evento transmitido ao vivo pelo YouTube MAC Paraná
https://www.youtube.com/c/macparaná

MUSEU CASA ALFREDO ANDERSEN
Pré-lançamento da Exposição “Dois Tempos, Um Mesmo Olhar, Alfredo Andersen/Alexandre Frangioni”.
17/05 a 21/05 (segunda à sexta-feira)
Mostra virtual

19/05 (quarta-feira), às 18h
Bate-papo ao vivo com o artista Alexandre Frangioni, curadora Adriana Rede e intermediação de Luiz Gustavo Vidal (Diretor do MCAA)

21/05 (sexta-feira)
Visita virtual do atelier do artista Alexandre Frangioni

MUSEU DO EXPEDICIONÁRIO
17/05 (segunda-feira), às 10h30
Visita on-line em 360º pelas alas e salas do Museu do Expedicionário. Transmissão pela página do Museu no Facebook

18/05 (terça-feira), às 10h30
Apresentação do vídeo “Vem para o Museu do Expedicionário”, com produção e apresentação da Seção de Comunicação Social da 5ª Região Militar.
Transmissão pela página do Museu no Facebook

19/05 (quarta-feira), às 10h30
Apresentação do vídeo em alusão ao Dia da Vitória, comemorado no dia 08 de maio, que marca o término da 2ª Guerra Mundial. A produção é uma parceria do Museu do Expedicionário e Seção de Comunicação Social da 5ª Região Militar.
Transmissão pela página do Museu no Facebook

20/05 (quinta-feira), às 10h30
Apresentação do vídeo da Banda de Música da Base de Administração e Apoio da 5ª Região Militar, tocando a Canção do Expedicionário.
Transmissão pela página do Museu no Facebook

21/05 (sexta-feira), às 10h30
Apresentação do vídeo de aniversário da Legião Paranaense do Expedicionário e da Casa do Expedicionário, instituições que fomentaram e deram origem ao Museu do Expedicionário.

Comentários

© 2018 Barulho Curitiba