Seis lugares para comer fish n’ chips durante os dias quentes em Curitiba

- Atualizado às 17:14
Por - Barulho Curitiba
(Foto: Divulgação)

 O calor chegou na capital paranaense, e com ele vem a época da gastronomia leve e refrescante, com influência de frutos do mar e frutas cítricas. Nada melhor do que aproveitar esse clima para saborear uma receita típica da Inglaterra: o tradicional fish n’ chips. A história da criação do prato é tão controversa quanto a origem das partes que o compõem. De acordo com a história, a batata frita foi inventada na Bélgica, mas os franceses também reivindicam sua autoria. Já o peixe empanado provém de países mais ao sul da Europa, inventado pelos povos judeus nas regiões de Portugal e Espanha. A junção das duas comidas se tornou símbolo nacional da Inglaterra.

Tradicionalmente, as batatas fritas são feitas no estilo rústico, ou seja, cortadas grosseiramente, mais espessas do que as americanas. O peixe comumente utilizado é de água salgada, normalmente arinca ou bacalhau, coberto por uma mistura de farinha de trigo, ou “farelo de pão”, e água, ou mais raramente cerveja, para assim ser frito empanado. De acordo com John K. Walton, especialista em história do turismo inglês, a partir da metade do século XIX o preparo se tornou fonte de alimentação rápida e barata entre a classe operária inglesa. Inicialmente, comercializado nas ruas de Londres embrulhado em papel absorvente e jornal, o peixe com fritas caiu no gosto dos britânicos, e hoje faz parte do cardápio de restaurantes de todo país. E é lógico que o preparo ganhou o mundo com sua receita tradicional e releituras.

Ficou com vontade de saborear essa delícia? Confira 6 empreendimentos que oferecem fish n’ chips em Curitiba:

1 – Sirène Fish & Chips: a principal casa de fish n´chips do Brasil conta com quatro unidades na capital paranaense: Trajano Reis (nº 150), Vicente Machado (nº 632), Mercado Sal – Rua Itacolomi (n° 1515) e Pagu – Rua Conselheiro Carrão (nº 222). A rede trabalha com uma receita exclusiva no país, além de vários molhos.

2 – Bávaro: localizado na Rua 24 Horas (Rua Visconde de Nácar – sem número), um dos principais pontos turísticos de Curitiba, o empreendimento oferece um incrível fish n’ chips de 400g por apenas R$ 27,90.

3 – Go Fish: focado em frutos do mar, o empreendimento, que fica no descolado FRESH Live Market (Alameda Doutor Carlos de Carvalho, 1502), um dos principais polos gastronômicos de Curitiba, tem como um de seus grandes destaques o preparo britânico.

4 – The Fish & Chips English Pub: a casa, instalada no Shopping Hauer (Rua Cel. Dulcídio, 739), oferece a comida típica inglesa no bairro Batel desde 2016. Um dos destaques é a versão do preparo feita com bacalhau.

5 – Paradoja: a rede curitibana especializada em lanches rápidos oferece a receita tradicional de fish n’ chips. Em sua loja no Pátio Faivre (Rua Doutor Faivre, 229), no Centro de Curitiba, é possível comprar o preparo no cone e sair saboreando pela rua.

6 – Maré Fish ‘n’ Chips: especializado em frutos do mar, o empreendimento, que fica no Vila Urbana (Rua Marechal Deodoro, 686), um dos principais complexos gastronômicos da capital paranaense, tem em seu cardápio o preparo britânico.


ima, vulgo

Comentários

© 2018 Barulho Curitiba