Resultado do vestibular da UFPR sai nesta quarta e do Enem na sexta

Banho de lama recepciona os novos calouros da UFPR: música, alegria e comidinhas, mas sem bebida alcoólica
Banho de lama recepciona os novos calouros da UFPR: música, alegria e comidinhas, mas sem bebida alcoólica (Foto: Franklin de Freitas)

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) divulga nesta quarta-feira (15), às 14 horas, o resultado do Vestibular 2019/2020 da instituição. O reitor, Ricardo Marcelo Fonseca, assinará a lista de classficados na sede do Núcleo de Concursos (NC–UFPR), localizada no Campus Cabral, em Curitiba. Em seguida, a lista de classificados será divulgada no site do NC–UFPR, no Aplicativo +UFPR, na página da UFPR no Facebook e no mural físico do Campus Cabral.

Os aprovados poderão comemorar no tradicional Banho de Lama, realizado anualmente para receber os calouros. A concentração de estudantes começa às 13 horas (Rua dos Funcionários, 1540 - Cabral) e, além da piscina de lama, haverá shows, banheiros químicos, chuveiros e tendas vendendo comida e bebida (não alcoólicas).

Entre as atrações que prometem agitar o palco durante a tarde estão Mariana, b2b Guga e Vini, Baterias da UFPR, Nix e Nanda e DJ kdrop. O ingresso de veículos no campus não será permitido e está proibida a entrada, venda ou consumo de bebidas alcoólicas no local.

Nesta edição do processo seletivo, 31.557 candidatos concorreram, inicialmente, a 5.628 vagas de graduação para ingresso em 2020 em 127 cursos, considerando opções de turno e habilitações. Do total de vagas, 50% são destinadas à concorrência geral e 50% para quem fez o ensino médio integralmente em escolas públicas, conforme prevê a legislação específica.

Enem
Além da UFPR, esta semana também tem a divulgação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), na sexta-feira (17). A nota individual poderá ser acessada pela Página do Participante, no portal ou no aplicativo do Enem.

É no momento da consulta às notas que muitas pessoas percebem que não se lembram mais da senha de acesso. Para facilitar, o sistema do Enem permite a recuperação da senha cadastrada. Ela é muito importante, porque com os resultados em mãos, a senha será usada para dar mais novos passos na vida educacional.

Após a divulgação das notas, os participantes vão poder pleitear vagas nas instituições de educação superior. As principais formas de usar a nota do Enem são pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade Para Todos (ProUni), Ingresso direto, Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e em Universidades portuguesas.

MEC divulga calendário do Sisu, ProUni e Fies

Quem estiver de olho em uma vaga para cursar o ensino superior em 2020 tem que ficar atento. Os três principais programas do Ministério da Educação (MEC) para ingresso a universidades já estão com os cronogramas definidos. Foram divulgados os editais com as datas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).la disponibilização do limite”, escreveu Mello na justificativa do projeto.
Para concorrer a vagas pelos programas, o candidato deve utilizar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que terá resultado divulgado no dia 17 de janeiro.Fique atento e não perca nenhuma data importante para o seu futuro.

Ensino superior Sisu 
O estudante que participou do Enem de 2019 e quer estudar em insituições de ensino superior públicas pode realizar a inscrição no Sisu no primeiro semestre de 2020. 

Confira o cronograma:
Inscrições: de 21 de janeiro até as 23h59 de 24 de janeiro
Resultados: 28 de janeiro
Matrícula: até 4 de fevereiro
Lançamento da ocupação nas vagas pelas instituições participantes: até 7 de fevereiro
Manifestação de interesse para constar na lista de espera: até as 23h59 de 4 de fevereiro.

ProUni 
O estudante que deseja ingressar em instituições privadas de ensino superior pode concorrer a bolsas integrais (100%) e parciais (50%) por meio do ProUni. Confira o cronograma:
Inscrições: 28 de janeiro a 31 de janeiro
Resultado da primeira chamada: 4 de fevereiro
Comprovação das informações e eventual processo seletivo próprio das instituições (primeira chamada): 4 a 11 de fevereiro
Registro no SisProuni e emissão dos termos pelas instituições (primeira chamada): 4 a 14 de fevereiro
Resultados da segunda chamada: 18 de fevereiro
Segunda chamada: 18 a 28 de fevereiro
Registro no SisProuni e emissão dos termos pelas instituições (segunda chamada): 18 de fevereiro a 3 de março

Fies 
O estudante também pode concorrer a uma vaga no ensino superior pelo Financiamento.
Inscrições: 5 de fevereiro até as 23h59 de 12 de fevereiro
Resultados: 26 de fevereiro
Complementação da inscrição no Fies Seleção pelos candidatos pré-selecionados na modalidade Fies: 27 de fevereiro até as 23h59 de 2 de março
Pré-seleção em lista de espera: 28 de fevereiro até as 23h59 de 31 de março

Comentários

© 2018 Barulho Curitiba