Refúgio, migração e histórias reais de vida fazem parte do espetáculo ´Terra Nova´

- Atualizado às 19:16
Por - Barulho Curitiba
(Foto: Divulgação)

A obra teatral “Terra Nova”, uma montagem da FALA Companhia de Teatro, faz sua estreia no palco do Teatro Novelas Curitibanas - Claudete Pereira Jorge, em Curitiba, no nesta quinta (13) e fica em cartaz até dia 15 de março, com sessões sempre às 20h. Os ingressos são gratuitos e começam a ser distribuídos uma hora antes de cada apresentação na bilheteria do teatro.

A inspiração do dramaturgo e diretor Don Correa para criação da obra é a jornada do Capitão Robert Falcon Scott rumo ao Polo Sul em 1911, intitulada de “Expedição Terra Nova”. Na ocasião, ele e seus homens não completaram a missão de serem os primeiros a pisarem na Antártida e pereceram durante a viagem de volta. Antes de morrer de hipotermia, Scott deixa um diário, no qual narra os detalhes da expedição e histórias de seus companheiros.

Na montagem “Terra Nova”, o público é convidado a embarcar em uma jornada com três artistas que tiveram uma vida fortemente ligada à migração. Ao longo dos 60 minutos de espetáculo, através de músicas e interações, o artista refugiado sírio Abed Tokmaji, a atriz suíça radicada no Brasil Edith de Camargo, e o ator brasileiro Eduardo Ramos trazem à plateia sensações análogas àquelas de suas experiências com a migração e o refúgio, desde sonhos e a busca constante de seguir em frente, até as frustrações e perdas que os acompanham nesse caminho.

Para a elaboração da peça, a equipe seguiu um processo de criação dramatúrgica definido como “Teatro da Escuta” que, nesse caso, consiste numa forte interação com grupos de refugiados na cidade, somado à experiência da equipe com as temáticas propostas. O resultado é um evento estético elaborado e sensível propiciado pela dramaturgia vivencial.

Além das 20 apresentações gratuitas no Teatro Novelas Curitibanas, “Terra Nova” promove um diálogo entre os moradores de Curitiba com grupos de pessoas refugiadas no município, através de bate papos após o espetáculo e uma exposição de fotografias no saguão do teatro. O projeto também conta com quatro oficinas gratuitas de Arte Dramática, ministradas pelo dramaturgo Don Correa.

Serviço
De 13/fev a 15/mar, quinta a domingo, às 20h.
Entrada franca, com ingressos distribuídos uma hora antes do início do espetáculo.
Teatro Novelas Curitibanas - Claudete Pereira Jorge | Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1.222, São Francisco - Curitiba/PR. CEP 80510-040.
Classificação indicativa: 14 anos.

Comentários

© 2018 Barulho Curitiba