Realidade virtual e moda nos conteúdos do Ônibus Museu na Quarentena

Por - Barulho Curitiba
(Foto: Divulgação)

Enquanto permanece com as visitas presenciais suspensas por conta da pandemia, o Ônibus Museu segue divulgando conteúdo gratuito na internet. Dois novos vídeos já estão disponíveis nas redes sociais, percorrendo temas bem diferentes. Um deles trata sobre como a moda pode contar a história de uma época, enquanto o outro apresenta os museus virtuais. Ambos podem ser conferidos em três canais: Instagram (@onibusdacultura), Facebook (@onibusdacultura) e YouTube (@solardorosariocuritiba).

A série de vídeos do Ônibus Museu leva para a internet o conteúdo desta unidade cultura sobre rodas. Uma das estações que mais chama a atenção no seu acervo é um painel com fotos antigas de Curitiba. Nelas, o público pode acompanhar como os costumes de se vestir mudaram ao longo do tempo. Este é o assunto de um dos vídeos mais recentes.

O conteúdo mostra como é possível voltar ao tempo e entender os hábitos de uma determinada época analisando a moda nas roupas. Imagens do começo do século, por exemplo, mostram mulheres utilizando vestidos pesados e volumosos, até mesmo para um simples passeio. Já os homens, no mesmo tipo de ocasião, ostentavam ternos, chapéus e até bengalas.

Outra estação que integra o acervo do Ônibus Museu é a Museus do Mundo. Nela, os visitantes podem percorrer virtualmente exposições em cartaz na Europa, Ásia e África. Para isso, utilizam óculos de realidade virtual. No vídeo que trata deste assunto, o público fica sabendo como isto funciona, além de receber informações sobre a importância da arte para o desenvolvimento do ser humano.

O Ônibus da Cultura é um projeto idealizado pelo Solar do Rosário, espaço cultural privado de Curitiba. Conta com dois veículos do transporte público que foram adaptados como unidades culturais móveis. Juntos, os ônibus percorriam todos os bairros da cidade. Com a pandemia, tiveram que suspender as atividades presenciais, mas seguem divulgando cultura gratuitamente pela web. Esta iniciativa tem patrocínio da Blount, Fertipar, Impextraco e Trutzschler, e apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba e Serra Verde Express.

Ônibus Museu na Quarentena – Vídeos gratuitos nas redes sociais:

YouTube
Moda e História: www.youtube.com/watch?v=dd8IMChCuv4
Museu virtual: www.youtube.com/watch?v=urpG74ANUs8

Instagram
Moda e História: www.instagram.com/p/CDch0pNFGb-/
Museu virtual: www.instagram.com/p/CDmzdiaF4GJ/

Facebook
Vídeos: www.facebook.com/onibusdacultura/videos/980951215703625
Página: www.facebook.com/onibusdacultura

Comentários

© 2018 Barulho Curitiba