Que tal conhecer os mais interessantes epitáfios do Cemitério Municipal de Curitiba?

- Atualizado às 14:49
Por - SMCS
(Foto: Cido Marques/FCC)

O Cemitério Municipal São Francisco de Paula, no São Francisco, recebe no sábado (14) mais uma edição da visita guiada. Com o tema “Epitáfios: a escrita do adeus”, os participantes poderão conhecer um pouco mais sobre as mensagens e homenagens gravadas nos túmulos.

As inscrições podem ser feitas a partir desta segunda-feira (9/9), pelo e-mail visitaguiada@smma.curitiba.pr.gov.br, informando nome completo e número de RG de até quatro pessoas. A participação é gratuita, mas as vagas são limitadas. O passeio acontece no sábado (14/9), das 9h às 12h.

Para a pesquisadora e diretora do Departamento de Serviços Especiais da Prefeitura de Curitiba, Clarissa Grassi, que também conduz as visitas, o tema evidencia o cemitério como um local de memórias e permanências.

“A escrita sobre a sepultura está na etimologia da palavra epitáfio, mas a poética é atribuição da saudade e da necessidade de perpetuar a memória do ente querido”, diz Clarissa.

Príncipe dos poetas paranaenses
Entre os destaques da visita deste sábado (14/9) está a quadra Epithafio, de autoria de Emiliano Perneta em homenagem à sua mãe Christina Maria. O príncipe dos poetas paranaenses, como é conhecido, mandou entalhar no mármore a seguinte escritura:

“Aqui, debaixo dessa fria lousa, aqui, ó minha mãe, junto do teu, o meu ferido coração repousa, mudo e gelado, como quem morreu”.

Sucesso de público
Desde 2017, mais de 6 mil pessoas já participaram das visitas guiadas regulares e temáticas ao primeiro cemitério da cidade. A visita tem como objetivo desmistificar o espaço, apresentando-o como resumo simbólico de Curitiba.

Serviço:
Visita Guiada Temática “Epitáfios: a escrita do adeus”
Data: 14/9 (sábado)
Horário: das 9h às 12h
Local: Cemitério Municipal São Francisco de Paula - Praça Padre João Sotto Maior, s/nº
*Inscrições: visitaguiada@smma.curitiba.pr.gov.br
*Enviar nome e RG de até quatro pessoas. A participação é gratuita, com vagas limitadas. Interessados devem aguardar o e-mail de confirmação.

Comentários

© 2018 Barulho Curitiba