PUCPR anuncia retorno das atividades presenciais para 150 formandos de oito cursos

- Atualizado às 22:46
Por - Josianne Ritz, Barulho Curitiba
(Foto: Divulgação)

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) anunciou nesta quarta (27) o retorno das aulas presenciais em Curitiba na próxima segunda (1) para 150 formandos de oito cursos:  Agronomia, Engenharia Florestal, Farmácia, Gastronomia, Psicologia, Odontologia, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção. As aulas presenciais na universidade estavam suspensas desde 19 de março por causa da pandemia de coronavírus. " Mesmo em um curto período, a Universidade conseguiu adaptar-se com excelência à nova realidade imposta pela pandemia e seguirá desta forma até que a situação de saúde pública esteja controlada, preservando a vida de estudantes, colaboradores e suas famílias", garante a universidade, em comunicado. A PUCPR também garante que não há previsão para a retorno das atividades presenciais para todos os 16 mil alunos da instituição.

A Universidade alega que o adiamento das atividades práticas presenciais não gera impactos significativos na formação dos estudantes que ainda estão distantes da conclusão de seus cursos, porque estas serão realizadas assim que possível: "Entretanto ocorre que estudantes dos cursos com encerramento previsto para o primeiro semestre de 2020 poderiam ser prejudicados caso concluam sua graduação sem estas atividades práticas, ou caso adiem sua entrada no mercado de trabalho. Fez-se necessário, portanto, para estes casos, um enfrentamento diferenciado". A PUCPR alega que ouviu os estudantes para saber a opinião deles. Alguns grupos, segundo a universidade, optaram por prorrogar a data de integralização do curso, caso do Curso de Teatro da Escola de Belas Artes, por exemplo, e aguardam para cursar suas atividades práticas assim que a situação da pandemia se normalizar. 

A Universidade ressalta que foram tomadas diversas medidas para receber esses estudantes da forma mais segura possível. "Foram mapeados riscos, realizadas adequações estruturais – como instalação de dispensers de álcool gel em todo o entorno de onde vão ocorrer as aulas, reforço na desinfecção de ambientes, demarcação de piso com distanciamento de 1,5 metro nas áreas comuns, restrição do número de pessoas por ambiente, entre outras –, e foram adquiridos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para garantir a segurança dos estudantes e colaboradores", diz a PUCPR, em comunicado. 

Além disso, o uso de máscara facial será exigido em todos os ambientes do campus e será realizada triagem presencial de toda a comunidade acadêmica apta ao retorno de suas atividades presenciais. Os estudantes que tiverem dúvidas sobre este momento de retorno parcial devem procurar seus coordenadores de curso. A Universidade está, também, buscando em conjunto com professores, coordenadores de curso e estudantes o formato das atividades possíveis para o segundo semestre letivo, que se iniciará em agosto. Em breve estas informações também serão comunicadas.

Tuiuti

A Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) decidiu nesta quarta (27) prorrogar por mais 14 dias o Regime Letivo Remoto. Desta forma as aulas presenciais, suspensas em meados de março em decorrência da pandemia de coronavírus, não serão retomadas antes do dia 14 de junho. Nesta quarta-feira, leitores e alunos da UTP entraram em contato com o Bem Paraná questionando se as aulas presenciais seriam retomadas na próxima segunda-feira (1º de junho). No comunicado anterior ao público sobre a Covid-19, em 13 de maio, a instituição havia anunciado a adoção do ensino remoto até, pelo menos, o dia 31 deste mês. 

Como está a pandemia no Paraná e em Curitiba

A Secretaria de Estado da Saúde informa mais 200 casos confirmados pelo novo coronavírus no boletim desta quarta-feira (27). Foi o maior número de confirmações entre um boletim e outro desde o início da pandemia. O total de pessoas contaminadas é de 3.712. Três pessoas morreram em decorrência da Covid-19, já são 162 óbitos em todo o Estado.

Curitiba confirmou mais 20 casos e uma morte pelo novo coronavírus netsa quarta-feira (27). Agora o total de casos chega a 995 e o de óbitos a 40 ocorrências. A nova morte foi de um paciente do sexo masculino, de 79 anos, portador de doenças crônicas e que estava internado desde o dia 20 de maio. O falecimento aconteceu na terça-feira (26).

Comentários

© 2018 Barulho Curitiba