Proteste dá dicas de como melhorar o sinal da internet durante a quarentena

Por - Da Redação Bem Paraná com assessoria
(Foto: Reprodução/Proteste)

A PROTESTE, Associação de Consumidores, dá algumas dicas de como o consumidor pode melhorar o sinal do roteador ou modem durante a quarentena. Apesar de as medidas de isolamento estarem passando por um período de abrandamento em vários municípios brasileiros, boa parte das pessoas ainda permanece em casa, trabalhando em home office, com aulas on-line e tendo os serviços de internet como uma das poucas opções de entretenimento. Em razão disso, muitos consumidores reclamam da velocidade da internet e têm dúvidas sobre os planos contratados.

Dicas de como melhorar o sinal:

De acordo com o especialista da PROTESTE, Thiago Porto, alguns procedimentos ajudam o consumidor a melhorar o sinal de internet, evitando os chamados "pontos cegos", que interferem no serviço. Confira!

1. Escolha o local ideal para instalar o roteador ou modem

O especialista orienta que o consumidor instale o equipamento em uma área central da casa, de forma que a distribuição do sinal seja mais uniforme. Outro ponto importante é optar por um lugar alto, pois as ondas eletromagnéticas irradiam de frente para baixo. "Ou seja, com a instalação em um ponto mais elevado, existem menos obstáculos para o sinal se propagar", explicou.

2. Use um repetidor de sinal

Em alguns casos, mesmo colocando o roteador no local mais indicado, o sinal persiste em ser irregular. "Nestas hipóteses, a melhor indicação é instalar um repetidor para amplificar o sinal. Verifique o local em que o sinal Wi-Fi está estável e com uma boa conexão e instale o repetidor. Geralmente, esse lugar a mais é sempre a metade do caminho entre o roteador e os aparelhos que usam a internet.", ensina.

3. Mude o canal da conexão

A prestadora de serviço, quando realiza a instalação da banda larga em sua residência, muitas vezes não se preocupa em qual canal o fará, utilizando o mesmo em que se encontram vários dispositivos instalados, o que gera um congestionamento, que impede o funcionamento regular da conexão. Isto ocorre principalmente em condomínios ou em locais utilizados por muitas contas de acesso. "Hoje em dia, há alguns aplicativos que verificam o canal utilizado e indicam qual seria aquele melhor para ter menos tráfego", indica Thiago.

4. Reinicie o roteador

O especialista da PROTESTE alerta que o costume de deixar o modem muito tempo ligado pode gerar erros de sinal e até travar a conexão. Para resolver este problema é necessário reiniciar o aparelho.

Para mais informações entre no site da PROTESTE: http://www.proteste.org.br

Comentários

© 2018 Barulho Curitiba