Projeto Reticências une a arte dos palhaços e a saúde mental. Veja a programação

Por - Barulho Curitiba
(Foto: Braulio Delai)

Da dialética entre algo que foi calado, interrompido, do latim reticere, e o uso corrente na escrita da língua portuguesa que indica continuidade, emerge uma ideia, um projeto: Reticências- nascido do encontro entre pessoas, o teatro, a linguagem da palhaçaria e a sensibilidade por ouvir e fazer ecoar histórias de vida. 

O Projeto Reticências, que iniciou suas atividades em 2019 com o propósito de realizar intervenções artísticas de palhaços e palhaças nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) na cidade de Curitiba, e produzir crônicas e textos poéticos a partir da experiência dos encontros. Com as restrições da pandemia em 2020 o elenco, impedido de estar presencialmente nas unidades, ampliou o escopo de suas ações com outras propostas e que estarão sendo realizadas ao longo de 2021, como uma radionovela, oficinas artísticas e um programa de bate papo online intitulado ARTE, SAÚDE MENTAL E RETICÊNCIAS.

A reflexão artística na saúde mental é de extrema importância, principalmente nesse contexto atual que vivemos assolados pela pandemia do COVID-19.  E o direito à arte faz-se urgente, por isso partimos do pressuposto do encontro e da escuta através da arte, para propor essa ação de bate papos online intitulado ARTE, SAÚDE MENTAL E RETICÊNCIAS no anseio de proporcionar um entrecruzamento das áreas da saúde e cultura, por meio da linguagem da palhaçaria.

E para começar essa série de encontros online, no dia 28 de abril as 20 hrs, com transmissão ao vivo e gratuita pelo canal do youtube, o PROJETO RETICÊNCIAS recebe Maria Ravazzani, arte educadora que irá falar sobre a loucura na arte e a obra de Artur Bispo do Rosário,  e Sylvia Cardim, médica psiquiátrica que traz a temática da reforma psiquiátrica e a relação com os CAPS.

A mediação desse papo será conduzida por Nilo Netto, educador, palhaço, improvisador, produtor cultural e diretor de formação do Projeto Reticências, que conta com as intervenções artísticas do palhaço Marianinho, que tem brilho nos olhos, é curioso, especialista em ver a beleza nos pequenos momentos da vida e adora CONUFNDIR os outros e a si mesmo.

Conheça um pouco mais da atuação das convidadas na área da saúde e arte:

- Sylvia Cardim

Médica psiquiatra, psicoterapeuta, psicodramatista, consteladora familiar sistêmica.

Uma alma inquieta, curiosa, defensora do SUS e da reforma psiquiátrica no Brasil e no mundo. 

Trabalhou por 20 anos em CAPS em São Paulo e Curitiba, com políticas públicas, estratégias e tecnologias leves em saúde mental, ajudando a construir a rede de saúde mental.

 

- Maria Ravazzani

Professora de arte, artista da cerâmica, amante da fotografia. Tem formação em Artes Visuais e pós graduação em Ensino da Arte e História da Arte, formação em fotografia e em formação (eterna) nas artes da cerâmica. Atua como docente e formadora de docentes na rede pública  e produz em seu Atelier, que fica hospedado no espaço Abacateiro – Astrologia e Cerâmica.

A participação nesse bate papo é gratuito e aberto a todos os interessados em debater e refletir a interface entre arte e saúde mental.  Acesse o link do youtube, curta o canal e ative o lembrete para não ficar de fora dessa ação.

Esse projeto é realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.

 

 

SERVIÇO

Bate Papo ARTE, SAÚDE MENTAL E RETICÊNCIAS...

Dia: 28 de abril

Horário: 20 hrs

Local: https://www.youtube.com/watch?v=ZzVjxpaf0Tg

 

PRÓXIMOS ENCONTROS:

- 02/06 com Hique Veiga (Palhaço e Terapeuta Corporal) e Bruno Bianchi (Psicólogo /CAPS)

- 30/06 com Samuel Rabay (Músico e Educomunicador) e Deby Eidam (Assistente Social)

 

 

FICHA TÉCNICA

Equipe Reticências:  Edran Mariano, Nicole Sourient, Nilo Netto e Thays Teixeira

Direção de Formação: Nilo Netto

Direção Artística: Edran Mariano

Consultoria de Figurino: Paulo Vinícius

Fotos: Braulio Delai

Identidade Visual e Web Designer: Caroline Reis – Omin Estúdio de Criação

Web Master: John Danilo

Designer Gráfico: Bruno Lops

Coordenação Técnica: Massa Nakatani

Direção de Produção: Edran Mariano

 

Acompanhe as redes sociais do projeto Reticências:

Site: www.reticenciascuritiba.com.br

Instagram: www.instagram.com/reticenciascuritiba/

Facebook: www.facebook.com/reticenciascuritiba

Comentários

© 2018 Barulho Curitiba