Pesquisa revela que jovens no exterior pretendem voltar ao mercado de trabalho no Brasil

- Atualizado às 23:04
Por - Redação Barulho Curitiba
(Foto: Divulgação)

A Cia de Talentos, empresa de educação para carreira, em parceria com a BRASA (Brazilian Undergraduate Student Conference), lança nova pesquisa com jovens que moram no exterior com o seguinte questionamento: vocês brasileiros que estudam fora do Brasil, seja nos Estados Unidos, Europa ou Canadá, quais são os seus planos? Retornariam ao país? Dentre os motivos que sustentam suas escolhas está a volta para o mercado de trabalho nacional.

Com quase mil respondentes, 68% são jovens que estão cursando ou já cursaram uma graduação no exterior; 30% cursa ou cursou uma pós fora do Brasil enquanto 2% está no ensino médio. Dentre os entrevistados, 46% tem entre 21 e 25 anos e 78% ainda mora fora do país, sendo grande parte nos Estados Unidos (59%), França (17%) e Canadá (4%).

É fato que uma experiência acadêmica ou profissional em outros territórios traz muitos benefícios, como a aquisição de conhecimento, novas culturas, amadurecimento pessoal e profissional, além do conhecimento e aprendizado em universidades renomadas mundo afora. Apesar de todo o prestígio, ampliação do networking internacional e o investimento na carreira, os resultados trazem um panorama de que os jovens que vivenciam essa oportunidade, já perceberam que morar fora do Brasil também não é um mar de rosas, pois as dificuldades podem ser inúmeras se não existir planejamento e estar disposto a superar desafios.

Este é o cenário que temos de quem pretende voltar para o mercado de trabalho brasileiro:

 

Você pretende voltar para o Brasil?

Ainda não sei

34%

Sim

26%

Não

18%

Já retornou para o Brasil

22%

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Das pessoas que disseram ainda não saberem se vão voltar para o Brasil, 48% estão a menos de dois anos morando fora.

 

Tempo que mora no exterior

% de pessoas

Menos de 1 ano

11%

Entre 1 e 2 anos completos

37%

Entre 3 e 4 anos completos

25%

Entre 5 e 6 anos completos

9%

Mais de 7 anos

6%

Não informado

12%

Comentários

© 2018 Barulho Curitiba