Orquestra Sinfônica faz concerto com repertório da banda Metallica em homenagem à Curitiba

- Atualizado às 17:05
Por - Da Redação Bem Paraná com assessoria
(Foto: Divulgação/Assessoria de imprensa)

Em homenagem ao mês do rock, que acontece em julho, a plataforma de streaming Deezer fez um levantamento com seus usuários sobre qual é a cidade mais roqueira do Brasil, com base nas escolhas de bandas e artistas. Não deu outra: Curitiba é a mais roqueira do país. Em homenagem a cidade, a Orquestra Petrobras Sinfônica promete um concerto à altura, com violinos elétricos tomando os espaços das guitarras. No dia 22 de julho, às 20h, na abertura da Turnê Online 2021, será transmitido para todo o Brasil o concerto “Black Album Sinfônico”, disco de maior sucesso na trajetória da banda norte-americana Metallica, com arranjos inéditos de Ricardo Candido e regência de Felipe Prazeres. A apresentação gratuita será no canal de YouTube https://www.youtube.com/c/OPESinfonica. Antes do concerto, às 19h30, haverá um bate-papo online, também no canal de YouTube, com o baixista da banda Blindagem Paulo Juk, e o percussionista curitibano da Petrobras Sinfônica, Lino Hoffmann. No mesmo dia, às 11h da manhã, acontece a apresentação do Concerto Infantil BeBeethoven (mais informações abaixo).

“Levaremos nosso celebrado concerto do “Black Album Sinfônico”, do Metallica, homenageando essa cidade que tem uma forte ligação com o rock e certamente vai ser um sucesso. E nós da orquestra, também adoramos tocar rock’” adianta Felipe Prazeres, spalla da Orquestra Petrobras Sinfônica. No repertório, 50 músicos irão interpretar o disco, que vendeu mais de 40 milhões de cópias, na íntegra. Entre os sucessos estão “The Unforgiven”, “Enter Sandman” e “Nothing Else Matters”.

Turnê Online 2021: Por conta da pandemia do coronavírus, a Orquestra Petrobras Sinfônica realiza sua turnê de forma online, dedicando um dia para cada cidade que faria parte de seu roteiro presencial, mas que poderá ser acessado por todo o Brasil. “Um dos momentos mais especiais e esperados da Temporada Anual da Orquestra Petrobras Sinfônica é a turnê nacional, onde tocamos em algumas cidades do Brasil. Neste ano por conta das restrições de circulação impostas pela pandemia do Coronavírus, optamos por fazer uma Turnê Online, onde cidades nas quais iríamos tocar presencialmente, em épocas normais, serão homenageadas com concertos dedicados a cada uma delas”, afirma Her Agapito, Presidente do Conselho Diretor da Petrobras Sinfônica. De 22 de julho a 01 de agosto, com transmissão gratuita em seu canal de Youtube, haverá apresentações especiais para as cidades de Salvador, Belo Horizonte, Brasília, Goiânia, Rio de Janeiro, Vitória, São Paulo e Curitiba. A escolha dos repertórios populares foi pensada com o intuito de levar concertos inéditos, além de espetáculos que estavam previstos para esse ano, mas tiveram que ser adiados por causa da pandemia da Covid-19. No repertório, destaque para a bossa-nova de Tom Jobim e o clássico de Heitor Villa-Lobos, a homenagem aos 80 anos do rei Roberto Carlos, passando pelo sertanejo de Marília Mendonça, medley do É Tchan, pop do Skank e do internacional Coldplay até o rock de Legião Urbana e Metallica. Tudo em versão sinfônica.

BeBeethoven – Concertos Infantis

Os concertos infantis, aguardados e queridos por todas as idades, são um destaque à parte na turnê. Presentes em todas as cidades e com tempo de duração pensado nos pequenos, entre 30 e 40 minutos, eles vão proporcionar um passeio pelos naipes da orquestra e por todas as possibilidades musicais que ela oferece, com repertórios plurais e lúdicos, sendo cada concerto em um formato diferente. Estreando a Turnê em Curitiba, será apresentada orquestra completa, com todos os instrumentos, o segundo, em Belo Horizonte, será apenas com instrumentos de cordas, Vitória vai receber o concerto Músicas de Cinema, (Harry Potter, Star Wars), com instrumentos de sopro e de percussão, em SP será com conjunto de metais, Brasília terá um grupo de câmara tocando canções populares, parte do projeto Guia Prático Villa-Lobos, Goiânia vai apreciar um repertório com instrumentos solando, já no Rio de Janeiro, a história infantil Pedro a o Lobo será contada através da música e, fechando essa viagem de descobertas, Salvador, será contemplada com uma orquestra completa tocando músicas populares e infantis. A ideia é mostrar para as crianças e familiares a sonoridade e as múltiplas possibilidades de uma orquestra.

PROGRAMAÇÃO - TURNÊ VIRTUAL

PETROBRAS SINFÔNICA 2021

CURITIBA – PR

22/07 – Quinta-feira

11h - BeBeethoven: Concertos Infantis 1

19h30 - Bate-papo: Lino Hoffmann e Paulo Juk

20h - Black Album Sinfônico

BELO HORIZONTE – MG

23/07 – Sexta-feira

11h - BeBeethoven: Concertos Infantis 2

19h30 - Bate-papo: Sônia Zanon e Henrique Portugal

20h - Skank Sinfônico

VITÓRIA – ES

24/04 - Sábado

11h- BeBeethoven: Concertos Infantis 3

19h30 - Bate-papo: Fernando Thebaldi, Alex Neoral e Helder Trefzger

20h - Roberto Carlos Sinfônico

SÃO PAULO – SP

25/07 - Domingo

11h - BeBeethoven: Concertos Infantis 4

19h30 – Bate-Papo: Márcio Sanchez e Viva Coldplay

20h – Coldplay Sinfônico

BRASÍLIA – DF

29/07 - Quinta-feira

11h - BeBeethoven: Concertos Infantis 5

19h30 – Bate-Papo: Felipe Prazeres e Dado Villa-Lobos

20h -Rock Brasília Sinfônico

GOIÂNIA – GO

30/07 – Sexta-feira

11h - BeBeethoven: Concertos Infantis 6

19h30 – Bate-Papo: Ricardo Candido e André Piunti

20h - Sertanejo Sinfônico

RIO DE JANEIRO – RJ

31/07 - Sábado

11h - BeBeethoven: Concertos Infantis 7

19h30 – Bate-Papo: Cristiano Alves, Paulo Szot e Fabio Szwarcwald

20h - Tom e Villa Sinfônico

SALVADOR – BA

01/08 - Domingo

11h - BeBeethoven: Concertos Infantis 8

19h30 – Bate-Papo: Carlos Prazeres e Luiz Caldas

20h - Mix Bahia Sinfônico

Sobre a Orquestra Petrobras Sinfônica

Aos 49 anos, a Orquestra Petrobras Sinfônica se consolida como uma das mais conceituadas do país e ocupa um lugar de prestígio entre os maiores conjuntos musicais da América Latina. Criada pelo maestro Armando Prazeres, a orquestra conta com uma formação de mais de 60 instrumentistas e tem como Diretor Artístico e Regente Titular Isaac Karabtchevsky, o mais respeitado regente brasileiro e um nome consagrado no panorama internacional. Inovadora e com forte presença digital, tornou-se a orquestra brasileira com mais seguidores da plataforma Youtube.

Comentários

© 2018 Barulho Curitiba