Orquestra formada exclusivamente por mulheres de Curitiba lança vídeo gravado em casa

- Atualizado às 17:23
Por - Redação Bem Paraná
(Foto: Divulgação)

Já pode ser assistido na internet o vídeo que a orquestra Ladies Ensemble, formada exclusivamente por mulheres, gravou com todas as suas integrantes tocando em casa. Elas interpretam um trecho de uma das criações mais conhecidas de Mozart, A Sinfonia Nº 25 (Allegro com Brio). O lançamento faz parte do projeto Ônibus da Cultura, que vem criando conteúdos digitais enquanto não pode realizar apresentações devido à pandemia. Estará disponível no Instagram e Facebook (@onibusdacultura) e no YouTube (@solardorosario).

A Sinfonia Nº 25 é um dos destaques do repertório da orquestra que é apresentado no Ônibus Palco. Este antigo ônibus do transporte coletivo, transformado em palco itinerante, integra o projeto Ônibus da Cultura, realizado pelo Solar do Rosário por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Esta iniciativa tem patrocínio da Blount, Fertipar, Impextraco e Trutzschler, e apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba e Serra Verde Express.

Com a quarentena decorrente do novo coronavírus, o Ônibus Palco suspendeu suas apresentações em março. Mas seu público, formado principalmente por alunos das escolas da rede pública municipal e moradores de bairros fora do centro da cidade, poderá rever a orquestra neste emocionante reencontro pela internet. “O Ônibus Palco e o Ônibus Museu cumprem importante papel de descentralizar a cultura e levá-la para todos os moradores dos bairros de Curitiba”, conta Lucia Casillo Malucelli, diretora do projeto. “Estamos criando materiais para a internet para manter estes vínculos, enquanto a normalidade não retorna”.

Primeira orquestra profissional inteiramente feminina do país, a Ladies Ensemble ganhou no começo do ano uma “casa”, o Auditório Regina Casillo, por meio de uma parceria com o Solar do Rosário, centro cultural mantido pela iniciativa privada que administra aquele espaço. O grupo iniciaria em março sua temporada, mas com a pandemia da Covid-19, teve que adiar os planos.

A internet proporcionou o meio seguro para as musicistas voltarem a se encontrar e, também, chegarem até o público, como conta Fabiola Akel, violonista e fundadora da Ladies Ensemble. “Enquanto não podemos estar todas juntas no palco da nossa casa, o Auditório Regina Casillo, tocamos cada uma na própria residência”, conta Fabiola. “Estávamos com muitas saudades e foi emocionante para nós. Esperamos que o público também se emocione”. O tema escolhido marca a abertura do filme Amadeus, do diretor Milos Forman, inspirado na vida de Wolfgang Amadeus Mozart.

Na abertura do vídeo, a professora Clarice Miranda faz uma introdução sobre a vida e obra de Mozart, o genial músico austríaco que desde a infância deslumbrou a realeza europeia com seu talento.

Comentários

© 2018 Barulho Curitiba