Orquestra de Câmara de Curitiba apresenta a Música Aquática de Händel

Por - SMCS
(Foto: Lucilia Guimarães/SMCS)

A Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba apresenta neste fim de semana, na Capela Santa Maria – Espaço Cultural, a Música Aquática de Händel, uma das obras orquestrais mais representativas do compositor barroco Georg Friedrich Händel (1685-1759). O programa será apresentado na sexta-feira (24/6) e sábado (25/6) com a direção musical do cravista Fernando Cordella e será o mesmo que a orquestra levará em sua turnê no próximo mês, em São Paulo.

O compositor alemão naturalizado inglês compôs a Música Aquática, como ficou conhecida a sequência de três suítes orquestrais, para ofertá-la ao rei Georg I da Inglaterra. A peça estreou em 17 de julho de 1717 durante um trajeto do séquito real pelo Rio Tâmisa, saindo do Palácio de Whitehall, em Londres, até Chelsea.

O concerto foi executado originalmente por cerca de 50 músicos que acompanharam a barca real. O rei teria apreciado de tal forma a música que teria feito os músicos a repetirem por três vezes durante o trajeto.

"Suítes são obras musicais organizados por blocos e têm muita relação com as danças da época em que foram compostas, especialmente nas cortes francesas, inglesas e alemãs", explica Janete Andrade, coordenadora de música do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac).

As três suítes da peça musical estão estruturadas com diferentes instrumentações. A primeira inclui oboés, trompas e fagote; a segunda acrescenta trompetes; e a terceira foi escrita para cordas com um pequeno grupo de sopros, incluindo as flautas. O conjunto se destaca entre as obras festivas e ocasionais compostas por Händel.

Conforme descreve a nota de programa do concerto, “Música Aquática proporciona um magnífico resumo de todo o estilo do compositor no período de suas primeiras óperas para a Inglaterra, a sua nova pátria. Como música de ocasião, combina qualidade com fascínio imediato.”.

Cravista e diretor artístico
Fernando Cordella é considerado um dos principais cravistas de sua geração na América Latina. Em 2015 recebeu, em São Paulo, o prêmio TOYP JCI Brasil como a figura mais expressiva no Brasil do ano, na categoria Êxito Cultural. Tem atuado como solista e maestro convidado nas principais orquestras do Brasil e exterior.

Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba – A Música Aquática de Händel
Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural (R. Conselheiro Laurindo, 273 – Centro)
Datas e horários: 24 e 25 de junho. Sexta-feira, às 20h, sábado às 18h30.
Ingressos: R$ 35 e R$ 17,50, pelo site minhaentrada.com.br

Comentários

© 2018 Barulho Curitiba