Oposição vence eleição para reitor da UTFPR pela primeira vez

- Atualizado às 15:27
Por - Da Redação Bem Paraná com assessoria
(Foto: Decom/UTFPR)

O Colégio Eleitoral da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) publicou na tarde de segunda-feira (6) o resultado final da consulta à comunidade, etapa preliminar que irá subsidiar a formação da lista tríplice a ser encaminhada pelo Conselho Universitário ao Ministério da Educação para a escolha do reitor da Universidade. O processo de apuração foi transmitido ao vivo pelo Canal da UTFPR, no YouTube.

Pela primeira vez uma chapa de oposição venceu a eleição. 

Confira o resultado consolidado:

Marcos Flávio de Oliveira SCHIEFLER Filho - 51,14% 
Luiz Alberto PILATTI - 48,86% 

Esta é considerada uma vitória histórica, pois pela primeira vez desde que o Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet-PR) foi transformado em universidade um candidato de oposição vence a eleição. Também tem relevância o fato de ser a primeira eleição feita totalmente em ambiente virtual, tanto a campanha como a própria votação. 

O professor Marcos Schiefler foi o mais votado entre os técnicos administrativos (7,86% x 7,14%) e entre os acadêmicos de graduação e pós-graduação (8,89% x 6,11%) e perdeu entre os docentes (34,39% x 35,91%) (http://portal.utfpr.edu.br/comissoes/consulta/consulta-para-reitor-2020/arquivos/sei_apuracao-dos-votos_06072020-final-retif-planilha.pdf).

O resultado agrupado por cada segmento da comunidade acadêmica - docentes, estudantes e técnicos-administrativos - com os respectivos pesos, está disponível na página do Colégio Eleitoral.

O trabalho de apuração, conduzido por membros do Colégio Eleitoral e da Comissão Técnica, ocorreu com o acompanhamento de auditores externos, um da Polícia Federal e outro do Tribunal Regional Eleitoral, dos fiscais de apuração e dos fiscais técnicos das duas candidaturas.

Este foi o primeiro pleito realizado de maneira remota na UTFPR. O uso do software Helios Voting foi aprovado pelo Couni em decorrência da impossibilidade da realização de atividades presenciais na Universidade por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O mesmo colegiado deverá se reunir nos próximos dias para fazer o encaminhamento da lista ao MEC.

Para mais informações, acesse a página do Colégio Eleitoral da UTFPR.

Comentários

© 2018 Barulho Curitiba