Ônibus Museu estreia no calçadão da XV neste sábado com muita interatividade

- Atualizado às 22:24
Por - Redação Barulho Curitiba


O centro de Curitiba recebe pela primeira vez o Ônibus Museu nesse fim de semana. O veículo adaptado como espaço cultural sobre rodas estaciona no calçadão da Rua XV de Novembro, em frente ao Edifício Garcez, no sábado (15/6). Estará aberto para visitação das 9h às 14h. A entrada é franca.

Lançado em maio, o Ônibus Museu começo seu percurso visitando escolas municipais dos bairros curitibanos, e agora chega ao Centro da cidade. O projeto é realizado pelo Solar do Rosário, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Impextraco, Roca, Blount, Greca Asfaltos, Fertipar e Instituto Joel Malucelli. Conta também com apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba e Serra Verde Express.

O Ônibus Museu faz parte do projeto Artes e Patrimônio - Ônibus da Cultura, que iniciou em junho do ano passado com o lançamento do Ônibus Palco, um veículo totalmente equipado para a realização de espetáculos - como shows musicais e peças teatrais. O Ônibus Palco, por sua vez, estará neste sábado (15/6) no Pinheirinho. Fará uma apresentação às 14h no Praça Zumbi dos Palmares, com espetáculo do grupo de palhaços Os Barbacas.

“Um dos nossos principais objetivos é democratizar a cultura, descentralizando as opções artísticas”, explica Lucia Casillo Malucelli, diretora do Solar do Rosário, centro cultural privado que realiza o projeto. “Com a inauguração do Ônibus Museu, isto ganha ainda mais força, pois quase todos os museus estão na região central ou próximos dela”.

Museu interativo

O Ônibus Museu transformou um antigo veículo do transporte coletivo numa unidade cultural moderna e interativa. Nele, o visitante é convidado não a apenas ver ou apreciar, mas a participar. O espaço conta com 14 estações, equipadas com painéis, projetores, óculos de realidade virtual, telas sensíveis ao toque, jogos de montar e tablets, entre outros equipamentos que permitem uma experiência de interação.

Obras de arte reais e reproduções também fazem parte do acervo deste museu móvel.

Artefatos indígenas e obras de artistas curitibanos como Poty Lazzarotto, além de fotografias e mapas antigos, decoram algumas de suas paredes. No espaço externo, duas caixas de areia fixadas à carroceria reproduzem canteiros de escavações paleontológicas e arqueológicas. Pincéis e lupas estão disponíveis para que o visitante faça sua própria escavação, desenterrando réplicas de fósseis e artefatos criados pelos primeiros humanos a povoar a região. “Buscamos com isso mostrar que o museu também pode ser um lugar divertido”, acrescenta Lucia.

O conteúdo do Ônibus Museu aborda três temas: história, paisagem urbana de Curitiba e museologia. Interligando tudo isso, revela desde a pré-história na região da capital paranaense até a formação da metrópole moderna, com suas paisagens, mistura de etnias e interferências artísticas. Temas como a compreensão do que é um museu e como aproveitar melhor a experiência de visitá-lo também são destacados.

“Toda a visitação é acompanhada por monitores. Eles têm como missão apresentar as informações e obras e também motivar a participação. A exposição ressalta que a cidade está em frequente transformação e a construção de sua identidade é feita por todos seus habitantes”, explica Lucia.

Sobre o Solar do Rosário – O projeto Ônibus da Cultura, que engloba tanto o Ônibus Palco como o Ônibus Museu, é realizado pelo Solar do Rosário, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Especializado em arte e cultura, é uma empresa privada que realiza cursos, exposições, livros, festivais e outros eventos artísticos. Fundando há 26 anos, tem sede no centro histórico de Curitiba.


Ônibus Museu no Centro

DATA E HORÁRIO: Sábado (15/6), das 9h às 14h.
ENTRADA: franca.
LOCAL: Calçadão da Rua XV de Novembro (em frente ao Edifício Garcez) - Centro, Curitiba - PR

Ônibus Palco no Pinheirinho

DATA E HORÁRIO: Sábado (15/6), às 14h.
ATRAÇÃO: Apresentação do grupo “Os Barbacas”
LOCAL: Praça Zumbi dos Palmares - Regional Pinheirinho
ENDEREÇO: Rua Lothário Boutin, 374 - Pinheirinho, Curitiba - PR
ENTRADA: franca.

Comentários

© 2018 Barulho Curitiba