A plataforma Lattes, vinculada ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), é um sítio público que funciona como vitrine da trajetória dos estudantes, técnicos e professores na universidade.
O espaço online representa o esforço do CNPq na integração de bases de dados de Currículos, de Grupos de pesquisa e de Instituições em um único Sistema de Informações. Sua dimensão atual auxilia na publicização dos trabalhos que são desenvolvidos nas instituições. Por esses motivos é importante para a pesquisa, o ensino e a extensão que toda comunidade acadêmica mantenha seu registro atualizado.
A plataforma surgiu nos anos 80 a partir da preocupação dos dirigentes do CNPq com a utilização de um formulário padrão para registrar os currículos dos pesquisadores brasileiros. O nome é uma homenagem ao cientista paranaense Césare Mansueto Lattes, um dos maiores cientistas brasileiros.
O currículo Lattes foi lançado em 99. Hoje ele é o padrão nacional de registro da vida acadêmica dos estudantes e pesquisadores do Brasil. É adotado pela maioria das instituições de fomento, universidades e institutos de pesquisa nacionais.
É também uma maneira de preservar a memória da atividade de pesquisa brasileira. Isso porque a plataforma é constantemente atualizada e cumulativa.
O Lattes pode ser visualizado por qualquer internauta. Ele contém:
• Formação acadêmica
• Idiomas divididos pelas competências: fala, escrita e leitura
• Áreas de produção científica
• Instituições em que já tenha atuado
• Publicações de artigos científicos
• Iniciação Científica
• Participações em eventos científicos
Ainda não tenho meu Currículo Lattes!
Se você ainda não está familiarizado com a plataforma Lattes, vocÊ pode realizar seu cadastro neste link http://lattes.cnpq.br/ . Depois preencha seus dados acadêmicos de formação, pesquisa e envolvimento científico.
Sempre que necessário atualize-o neste link: http://lattes.cnpq.br/
Confira o passo a passo para criar e atualizar seu Lattes aqui: https://www.vpeventos.com/blog/curriculo-lattes/
© 2018 Barulho Curitiba