Nova edição do Boqueirão Cultural vai comemorar a construção da pista de skate da Menonitas

- Atualizado às 17:57
Por - Barulho Curitiba
(Foto: Hully Paiva/SMCS)

No próximo sábado (8), a partir das 9 horas, acontecerá a 6ª edição do Boqueirão Cultural, que tem um mote especial: comemorar a construção da pista de skate da Menonitas. Os organizadores prometem um dia todo de atrações gastonômicas, esportivas e musicais.

Veja a programação:

| A Partir das 9h |
Aula de Yoga, Tai Chi, Meditação, Sessions de Skate e exposições de artes plásticas

| Música |
12:00 DIDLEY DUO
13:00 RABO DE GALO
14:00 JAVALI BANGUELA
15:00 VASECTOMIA
16:00 LOU DOG
17:00 DINAMITE COMBO
18:00 Limpeza da praça e desmontagem do evento

A história da pista de skate

Há sete anos, Elizabete Villalba, a Betinha, abriu uma loja de produtos para skate em frente à Praça da Colonização Menonita, no Boqueirão. Mal sabia que, o esporte iria se tornar uma paixão que a motivaria a outros projetos e a transformariam em uma espécie de “defensora do skate” ao reivindicar uma pista para que os skatistas pudessem praticar a modalidade. Neste mês de dezembro, ela começa ver a Prefeitura concretizar seu projeto.

A prova de que o sonho se tornaria real foi em 26 de novembro, dia em que Bertinha comemorou seu 54º aniversário: as equipes da Prefeitura levaram à Praça o contêiner com o material para iniciar as obras. “Fiquei muito feliz. É muito importante ver esse projeto realizado, deixar um legado para a praça”, diz.

A felicidade tem justificativa: quando começou a projetar a pista, junto com o filho Leonardo, em 2012, descobriu que nem sequer era permitido andar de skate na praça. Descobriu os caminhos para que a Prefeitura autorizasse o uso do shape sobre rodinhas em horários predeterminados.

Skate na Praça
Assim nasceu, em 2015, o projeto Skate na Praça, em parceria da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ), em que às terças e sextas-feiras, das 17h às 20h, a quadra poliesportiva da praça é liberada para crianças, adolescentes, jovens e adultos praticatem o skate.

Nesses horários, Betinha e os skatistas levam caixas e corrimões móveis para os treinos das manobras. Assim, num “improviso permanente”, a Praça Menonitas virou um polo do skate curitibano que atrai esportistas de toda a cidade.
Em um dia de treinamento, já reuniu até 50 skatistas. “Agora, os equipamentos estão um pouco defasados. Com a pista, o movimento vai voltar a aumentar”, diz acreditar a coordenadora do projeto.

Design profissional
A nova pista foi desenhada pelo skatista profissional Lucas Koaski, 32 anos, com projeto arquitetônico doado por Adriano Peretti. O local vai ter obstáculos para iniciantes e para quem pratica há mais tempo.

“Fico muito feliz em ver tudo isso sair do papel. Não só por mim, mas por todos os skatistas, que terão mais um local para aprender, treinar e se divertir”, fala Koaski.

Ele desenhou os obstáculos com base em suas experiências em competições. Trouxe referências de pistas da Europa e dos Estados Unidos. “Vai atrair mais gente para a praça, revitalizar o local. Sem contar que é muito bom trazer o skate para os bairros”, fala Koaski.

Comentários

© 2018 Barulho Curitiba