Museus e universidades de Curitiba oferecem jogos e livros online

Por - Josianne Ritz
Livros oferecidos online: isolamento pode ser uma ótima oportunidade de alimentar, a distância, o interesse pela cultura
Livros oferecidos online: isolamento pode ser uma ótima oportunidade de alimentar, a distância, o interesse pela cultura

Museus e universidades de Curitiba estão liberando um vasto material para download e online para que ajudar quem está em quarentena. Há jogos, livros, cursos, concertos e muito mais.
Em cumprimento à Portaria nº 754/2020 e às determinações da Comissão de Acompanhamento e Controle de Propagação do Coronavírus na Universidade Federal do Paraná (UFPR), as unidades da instituição adotaram regime de trabalho remoto e suspenderam as atividades presenciais. Porém, o isolamento pode ser uma ótima oportunidade de alimentar, a distância, o interesse pela cultura e pela leitura.
O Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE), por exemplo, disponibiliza online seus catálogos, exposições, jogos e publicações. As publicações de caráter didático destinam-se a estudantes e professores da rede de ensino fundamental e médio; as publicações acadêmicas abrangem o acervo, as pesquisas, as exposições e, eventualmente, obras temáticas de interesse para os trabalhos do museu. Os catálogos podem ter caráter didático e interesse acadêmico.
Entre os jogos que podem ser baixados estão o “Jaguareté: Desafios da Floresta”, game sobre culturas indígenas ambientado no Brasil do século XVI, e o “Jogo da Bernuncia: O Auto do Boi de Mamão” – que permite ao jogador protagonizar a Bernuncia, um dos vários personagens presentes no tradicional Auto do Boi de Mamão, em uma brincadeira onde esse monstro de tecido engole as crianças que participam do folguedo. O material está disponível no http://www.mae.ufpr.br/.
Nas redes sociais, o MAE apresentará peças de seu acervo, exposições e outras atividades desenvolvidas. É só acessar no Instagram e Facebook: @MAEUFPR
Já para aqueles que gostam de ampliar conhecimento e repertório de leitura, a Editora UFPR disponibilizou parte de seu catálogo para download gratuito. O leitor poderá usufruir, pelo dispositivo que quiser, de 32 títulos que podem ser baixados de maneira fácil e sem complicações. Basta acessar o link “livros digitais” no site da Editora UFPR ou a página do Repositório Digital Institucional da UFPR. Em sua maioria, os livros estão em formato PDF. Vá no https://www.editora.ufpr.br/livros%20digitais.
O Museu Paranaense (MUPA) disponibilizou um jogo da memória para download com palavras indígenas para que toda a família possa aprender brincando neste período em que o museu está fechado para visitação. Palavras como abacaxi, capivara, jiboia e arara têm origem indígena e estão presentes no jogo. Quem quiser baixar o arquivo e imprimir em casa. É só ir no http://www.museuparanaense.pr.gov.br/arquivos/File/download/JOGO_MEMORIA_MUPA.zip.
O jogo da memória com palavras indígenas foi utilizado pelo Departamento Educativo no início do ano, nas atividades da programação de férias do MUPA, que focou nos povos originários do Paraná, com visitas mediadas às exposições relacionadas aos povos indígenas, contação de histórias e brincadeiras de origem ameríndia. O jogo fazia parte dessas atividades e agora está disponível para todos que queiram aprender um pouco mais do vocabulário indígena presente em nosso dia a dia.

Comentários

© 2018 Barulho Curitiba