Museu de Arte da UFPR lança série #WebMusA, sobre o mundo dos museus

- Atualizado às 20:19
Por - Barulho Curitiba
(Foto: Divulgação)

O primeiro episódio da websérie #WebMusA, criada pelo Museu de Arte (MusA) da Universidade Federal do Paraná (MusA) para atrair público interessado para os museus, estreia no próximo dia 23 de setembro, às 16 horas, no YouTube (clique aqui para acionar o lembrete). A websérie conta com recursos de animação gráfica e entrevistas de especialistas sobre assuntos inerentes aos museus.

A exibição do primeiro episódio, que explica o que é um museu, acontecerá durante a 14ª Primavera dos Museus, evento anual do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que, neste ano, será realizado de 21 a 27 de setembro.

A websérie foi idealizada pelo corpo técnico do MusA para compensar o as atividades suspensas por causa da pandemia de Covid-19. O projeto tem direção geral da produtora cultural Karla Nascimento e da museóloga Mariana Novaes.

Também envolve participação de estudantes no desenvolvimento de atividades de pesquisa, produção, edição e animação gráfica dos vídeos.

Segundo Mariana, a proposta é atrair público jovem. “Com o uso de referências da internet e da linguagem dos memes nas animações, esperamos atrair o público jovem e até mesmo pessoas que não têm o hábito de frequentar museus e, assim, instigar essas pessoas a conhecerem o universo dessas instituições tão ricas de cultura e conhecimento”.

Versões

Cada episódio da websérie tem entre seis e 12 minutos de duração e cinco versões que buscam promover a acessibilidade do público.

Além da versão típica, haverá edições com audiodescrição, legendagem descritiva, Língua Brasileira de Sinais (Libras) e uma versão em inglês. “Isso permitirá que várias pessoas tenham acesso ao conteúdo ao mesmo tempo”, diz Karla.

SERVIÇO
Lançamento da série #WebMusA, do Museu de Arte da UFPR
Quando: 23 de setembro, às 16h
Onde: no canal do MusA no YouTube
Para mais informações, envie e-mail para musa@ufpr.br

Comentários

© 2018 Barulho Curitiba