Mostra de Teatro de Bonecos do Portão Cultural divulga programação

Por - Da Redação Bem Paraná com assessoria
(Foto: Reprodução)

O evento acontece de 22 de novembro a 12 de dezembro de 2021. As apresentações das 12 companhias cênicas vão acontecer em escolas da rede municipal de ensino e no Auditório Antônio Carlos Kraide, na Avenida República Argentina 3430, no bairro Portão. O evento contará também com a mostra de vídeo-teatro e exposição de bonecos feitos com jornal. Ainda serão oferecidas oficinas em escolas de Curitiba.

Primeira Semana da Mostra de Teatro de Bonecos – APRESENTAÇÃO NAS ESCOLAS
A peça que abre a 2ª MOSTRA DE TEATRO DE BONECOS NO PORTÃO, nas escolas é “As peripécias de Ama e Baltazar”, da Companhia Cia Sonora. O espetáculo acontece no dia 22 de novembro, na Escola Municipal São Luis, rua Silveira Peixoto, 54 - Água Verde, em dois horários, às 10:30h e às 13:30h. A apresentação faz uma releitura da história de Romeu e Julieta, porém, pelo olhar de duas personagens secundárias, sendo elas Angélica, a ama de Julieta e Baltazar, o servo de Romeu. Na trama, estas personagens assumem os papéis dos protagonistas. A peça, que tem por base uma das principais obras de Willian Shakespeare, surpreende ao retratar um panorama completamente diferente do que o público está acostumado, transforma a conhecida e triste história de amor entre famílias rivais, num cenário divertido e sentimental. Objetos como baldes e vassouras passam a narrar a história pela perspectiva dos empregados.

No dia 23 de novembro a Companhia Caçuarte apresenta “As Infindáveis Versões do Capuchinho e do Lobo Mau”, às 10:30h e às 13:30h, no CMEI Nice Braga, na rua Bocaiúva, 351 - Santa Quitéria. Esta peça é uma adaptação do tradicional conto “Chapeuzinho Vermelho”, escrito por Charles Perrault. Nesta versão, a mesma história é contada de várias maneiras, onde os personagens são representados por bonecos, legumes e objetos do cotidiano, o que desperta a curiosidade da plateia.
Na quarta-feira, dia 24 de novembro, o espetáculo é “Araújo e Ofélia”, da Companhia Beto Hinça Teatro de Marionetes, às 10:30h e às 13:30h, na Escola Municipal Maria Nicolas, na rua Bocaiúva, 351 - Santa Quitéria. Em “Araújo e Ofélia” os protagonistas vivem as três fases da vida: a infância, a adolescência e a velhice. Neste contexto se percebem respectivamente inocentes, passam pela paixão da adolescência e somente na terceira idade eles retomam este amor.

Já a peça “O Chinês e o Dragão” sensibiliza nossa percepção. Mostra o simples e o extraordinário, nas sutilezas. Em cena temos manipulação direta, teatro de varas e sombras. As técnicas corporais apresentam tradições do Kung Fu e Tai-Chi Chuan do norte da China aliadas à dança contemporânea para contar o cotidiano de um pescador. O espetáculo da Companhia CórtexArte acontece no dia 25 de novembro, quinta-feira, às 10h30 e às 13h30, na Escola Municipal Adriano Robine, na rua vereador Elias Karam, 1060 – Fazendinha.

No mesmo dia, 25 de novembro, “O Presente” será apresentado às 10h30 e às 13h30, na Escola Municipal Ali Bark, na rua Vicente Pontarolla, 91 – Seminário. A peça retrata o mundo lúdico que reúne um palhaço, uma lagarta, um macaco e uma dançarina, que mostram seus talentos em cima de um caixote. Narrativa que busca na simplicidade a interação com crianças e adultos. A apresentação da Companhia Os Arteiros acontece na segunda-feira, dia 25 de novembro, às 10h30 e às 13h30, na Escola Municipal Ali Bark, na rua Vicente Pontarolla, 91 – Seminário.

Para encerrar a primeira semana nas escolas, a Companhia 7Arte apresenta “Traquinagens”. O espetáculo traz a pantomima de animação, que é uma técnica menos conhecida no Brasil. O enredo gira em torno de dois amigos que experimentam a curiosidade, a alegria, os medos e as superações do universo infantil. As apresentações acontecem no dia 26 de novembro, sexta-feira, às 10h30 e às 13h30, na Escola Municipal Nansyr Cecato, na rua Francisco Parolin, 930 – Parolin.

Segunda Semana da Mostra de Teatro de Bonecos

No dia 30 de novembro, terça-feira, a atração fica por conta do “RitMundo” da Companhia GT Auto-Peças. Neste espetáculo bonecos brincam, dançam e mostram a riqueza de ritmos, sons e expressões corporais ao redor do mundo. As apresentações acontecem no CMEI Canto Darin, na rua Francisco Parolin, 933 - Parolin, às 10h30 e às 13h30.

OFICINAS:
E para quem gosta de colocar a mão na massa, duas opções interessantes compõe o cenário cultural nos dias 01, 02 e 03 de dezembro, com as Oficinas: “Conexões” e “O Corpo do Ator Bailarino no Teatro de Animação”.

A oficina “Conexões” vai ser ministrada por Evaldo Barros e propõe a construção de bonecos com jornal e fita crepe, além de sugerir exercícios e técnicas de manipulação direta. Ela vai ser realizada na Escola Municipal Santos Andrade, na rua Luiz Zilli, 20 - Campo Comprido, das 09h00 às 12h. Serão oferecidas 20 vagas.

Já a oficina “O Corpo no Teatro de Animação” será ministrada por Luciane Figueiredo, no período da tarde, das 14h às 17h, na Escola Municipal Cruciani, na rua José Gonçalves Júnior, 259 - Campo Comprido. Esta oficina é uma iniciação aos métodos e técnicas de manipulação direta, desenvolvidos no teatro de formas animadas, abordando questões sobre roteiro e dramaturgia.

E tudo que for produzido durante as oficinas, será apresentado ao público no dia 12 de dezembro, às 16h, no Auditório Antônio Carlos Kraide.


Terceira Semana da Mostra de Teatro de Bonecos – ESPETÁCULOS, FILMES E EXPOSIÇÃO NO AUDITÓRIO ANTÔNIO CARLOS KRAIDE
No dia 07 de dezembro, é a vez do espetáculo “Os Bichos”, da companhia Almazem Teatro de Bonecos – de Gil Gabriel. O público vai mergulhar no universo lúdico ao assistir marionetes e bonecos de luva que encantam por sua narrativa, mostrando a variedade de sons e ritmos tão ricos e presentes desde a música clássica, passando pelo samba e apresentando o funk. A peça ressalta a importância da conscientização do ser humano quanto à preservação do meio ambiente, além de retratar as consequências que a falta de cuidado com a natureza pode causar.

A peça “Os Bichos” será apresentada no auditório Antônio Carlos Kraide, às 20h. Na mesma noite acontece a exibição do filme “O Jardim de Francisco’, às 19h30, na entrada do auditório.

Na quarta-feira, dia 08 de dezembro, às 15 e às 20 horas, a programação é “Dia Claro, Noite Escura”, da Companhia Thayana Barbosa.

Para os apaixonados por cinema, acontece a exibição do filme “A Primeira Cuidadora”, às 19h30, na entrada do auditório Antônio Carlos Kraide.

No dia 09, quinta-feira, às 15 e às 20 horas, você confere a peça “Entre Janelas”, da Companhia Tato Criação Cênicas. Também no auditório Antônio Carlos Kraide.
Ainda no dia 09 de dezembro, será exibido o filme “No mundo de Maria João”, às 19h30.

Na sexta-feira, dia 10 de dezembro, às 15 e às 20 horas, você pode assistir à peça “O Patinho Feio”, da Companhia Miiler Teatro de Boneco. O espetáculo acontece no auditório Antônio Carlos Kraide. Também no dia 10, às 19h30, estará em cartaz o filme “A Primeira Cuidadora”, na entrada do Auditório A. C. Kraide.

No sábado, dia 11 de dezembro, confira o Espetáculo “Maria das Cores e Seus Amores’, da Cia: Merengue, às 15h e 20h. Já às 19h30m será exibido o filme “No mundo de Maria João”, no auditório Antônio Carlos Kraide.

No domingo, dia 12 de dezembro, a exibição do filme “O Jardim de Francisco”, as 15h30. O encerramento das oficinas acontece às 16h e o espetáculo “Os Bichos”, da Cia Almazem Teatro de Bonecos, as 17h.

Importante lembrar que este evento é gratuito. Sendo uma realização da Almazem produções artísticas; com apoio cultural da arte animada; Incentivo: Joanir Zonta – grupo Condor, Colégio Positivo, lei de incentivo à cultura, fundação cultural de Curitiba e Prefeitura municipal de Curitiba.

Este é um projeto realizado com recursos do programa de apoio e incentivo à cultura, Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Comentários

© 2018 Barulho Curitiba