MON promove encontro virtual sobre a exposição que une o Brasil e países asiáticos

Por - AN-PR
(Foto: Kraw Penas/Seec)

O Museu Oscar Niemeyer (MON) promoverá no dia 15 de junho uma videoconferência com Luiz Gustavo Carvalho, curador da exposição A Travessia do Desastre. A atividade, que está com as inscrições abertas, faz parte das ações do programa Arte para Maiores (APM), voltado especialmente ao público com mais de 60 anos.

Além de curador de mais de 70 exposições no Brasil, Luiz Gustavo Carvalho também é artista. Criou e integrou a direção artística de festivais de arte na Alemanha e no Brasil. Desde 2016, vem colaborando com o Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea, no Rio de Janeiro. Participou de diferentes programas de residência artística na América do Sul, Europa e Ásia – em um deles que, inclusive, foi idealizada A Travessia do Desastre, tema do encontro virtual.

Apresentada pela primeira vez no País, a mostra promove um intercâmbio cultural entre Brasil e países asiáticos. François Andes e Luiz Gustavo selecionaram 18 peças da coleção asiática do MON para compor a instalação, que chama a atenção pela pluralidade de obras – desenhos, intervenções in situ, esculturas, máscaras e figurinos.

A atividade será gratuita, pela plataforma Zoom e com vagas limitadas. Para participar não é necessário possuir conhecimento em arte. Basta ter interesse e inscrever-se previamente pelo formulário (bit.ly/APMjunho), ou solicitar pelo e-mail educativo@mon.org.br ou pelos telefones (41) 3350-4412 / 3350-4497.

ARTE PARA MAIORES – O premiado Arte para Maiores, que ganhou versão virtual em 2020, se mantém em formato online. Todos os participantes cadastrados recebem por WhatsApp vídeos com mediações e sugestões de oficinas variadas.

A maioria das atividades está relacionada às exposições do MON e pode ser realizada a partir de suas próprias casas, com materiais simples. A participação é gratuita e não é necessário possuir conhecimento prévio. Basta ter interesse em artes visuais.

Em 2019, o programa conquistou um dos mais importantes prêmios nacionais na área de educação em museus, o Prêmio Darcy Ribeiro 2019, concedido pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). A Unimed Curitiba é patrocinadora do programa Arte para Maiores.

MON – O Museu Oscar Niemeyer (MON) pertence ao Estado do Paraná. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além da mais significativa coleção asiática da América Latina.

No total, o acervo conta com aproximadamente 7 mil peças, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil deles de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

Os principais patrocinadores da instituição, empresas que acreditam no papel transformador da arte e da cultura, são: Copel, Sanepar, Grupo Volvo América Latina, Vivo e Moinho Anaconda.

Serviço

Videoconferência com Luiz Gustavo Carvalho
Terça-feira, 15/6, das 14h às 15h30
Evento gratuito, vagas limitadas
Informações: (41) 3350-4412 / 3350-4497 ou educativo@mon.org.br

Museu Oscar Niemeyer (MON)
Rua Marechal Hermes, 999
www.museuoscarniemeyer.org.br

Comentários

© 2018 Barulho Curitiba