Lista tríplice de candidatos a reitor da UFPR é definida e Tertuliano Filho fica de fora

Por - Redação Bem Paraná
(Foto: Franklin de Freitas)

Como programado, nesta quinta (30) aconteceu a escolha pelo Colégio Eleitoral da UFPR, de acordo com a legislação, dos nomes que compõe a lista tríplice encaminhada para o Ministério da Educação (MEC) dentre os quais é indicado o novo reitor da UFPR. Também foi composta a lista com os nomes dos vice-reitores.

Abaixo seguem os resultados da votação dos 64 membros aptos a voltar.

Votação para a lista tríplice de reitor

Primeiro colocado – Ricardo Marcelo Fonseca – 32 votos;
Segundo colocado – Marcos Alexandre dos Santos Ferraz – 13 votos;
Terceiro colocado – Maria Rita de Assis Cesar – 12 votos;
Quarto colocado – Horácio Tertuliano Filho – 6 votos;
Branco – nenhum voto;
Nulo – 1.
Compõe assim a lista tríplice para reitor, seguindo esta ordem, o professor Ricardo Marcelo Fonseca, o professor Marcos Alexandre dos Santos Ferraz e a professora Maria Rita de Assis Cesar , podendo ser escolhidos como novos reitores da UFPR.

Votação para a lista tríplice para vice-reitor

Primeira colocada – Graciela Ines Bolzón de Muniz – 33 votos;
Segundo colocado – Nelson Luis Barbosa Rebellato – 14 votos;
Terceira colocada – Regiane Regina Ribeiro – 12 votos;
Quarta colocada – Ana Paula Mussi Szabo Cherobim – 4 votos;
Brancos – nenhum voto;
Nulos – 1 voto.
Compõe assim a lista tríplice para vice-reitor, seguindo esta ordem, a professora Graciela Ines Bolzón de Muniz, o professor Nelson Luis Barbosa Rebellato e a professora Regiane Regina Ribeiro.

As listas serão encaminhadas ao MEC. A posse do novo reitor, após a escolha do MEC, acontece no dia 19 de dezembro, e o mandato é válido por quatro anos.

O atual reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ricardo Marcelo Fonseca, venceu a consulta pública para a lista tríplice para a reitoria da instituição com 83% dos votos. A votação foi realizada pela internet nos dias 1 e 2 de setembro. A consulta tinha outra chapa inscrita, encabeçada por Horácio Tertuliano dos Santos, que recebeu 14% dos votos. O resultado considera uma média ponderada dos votos dos funcionários, professores e alunos. Segundo a UFPR, 17 mil pessoas participaram da consulta. Em disputas anteriores, o segundo colocado sempre retirava a candidatura para garantir a escolha democrática da comunidade acadêmicas, mas neste ano isso não aconteceu. Tertuliano manteve a candidatura,  mas agora ficou em quarto lugar na votação do colégio eleitoral e não seguirá na lista tríplice.

Comentários

© 2018 Barulho Curitiba