I Bienal Literária LGBTI+ faz pré-evento online unindo literatura, geek e diversidade

Por - Rafaelly Kudla, especial para o BP
(Foto: Divulgação)

Devido à pandemia do coronavírus diversos eventos foram cancelados ou adiados e a alternativa encontrada por muitos organizadores foi transformar eventos presenciais em encontros online. A BILGBTI, a I Bienal Literária LGBTI+, que acontecerá entre os dias 30 de outubro e 5 de novembro, por exemplo, virou pré-evento com o objetivo de ser uma pequena amostra do evento presencial que deve acontecer em outubro de 2021.

Unindo literatura, mundo geek e a diversidade da comunidade LGBTI+, com diversos talk shows, debates e os concursos: acadêmicos, de cosplay, de Drag Queen e King, literário e de startup, o evento surge com o objetivo de confrontar o que aconteceu na Bienal do Rio de 2019, quando o então prefeito Marcelo Crivella mandou recolher o livro “Vingadores, a Cruzada das Crianças” que incluía a ilustração de um casal gay se beijando, com a justificativa de que o livro estaria apresentando conteúdo sexual para menores. Na ocasião, diversos protestos aconteceram após o posicionamento do prefeito e os todos os exemplares do livro foram vendidos em 40 minutos.
O ponto de partida para a criação da Bienal e de encontro entre os três públicos, foi o livro Milênios de Solidão, do autor e curador do evento Cristian de Quevedo, inspirado nas histórias contadas em mesas de role-playing game (RPG), um tipo de jogo no qual os jogadores assumem os papéis de seus personagens, muita vezes de temática medieval, e em colaboração com um mestre desenvolvem uma narrativa, no livro um casal gay é protagonista da história. “O grande expoente da Bienal é o livro Milênios de Solidão, porque ele trata dos três temas principais da bienal, somado a isso ele tem pluralidade, diálogo, história, ação, emoção e principalmente protagonismo”, conta Quevedo.

Organizado pela Startup IS Impérios Sagrados, o evento que tem a parceria do Governo do Paraná e apoio da Prefeitura de Curitiba e do Museu Oscar Niemeyer será gratuito, sendo necessária apenas a inscrição que pode ser feita no site da IS.

Para conferir a programação completa e os editais de cada concurso acesse o site: https://www.imperiossagrados.com.br/p/i-bienal-literario-geek-lgbti.html ou @imperios_sagrados nas redes sociais. A inscrição está disponível no site: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeU6l3v2vk8JlINyIJmtMupYci15YZzXtRGFk8SUDgsS8YM7A/viewform

Veja a programação

1° Dia -30 de outubro- A BILGBTI
Apresentação da Comissão Organizadora da BILGBTI
Artigo sobre a BILGBTI - como surgiu, qual o objetivo e o que virá depois do evento físico.
Virtual Experience

2° Dia - 31 de outubro- Esports
Light of Legions: conheça a primeira startup de LoL no Brasil e surgiu com a missão de tornar o esports mais difundido e acessível para todas as pessoas. Um dia direcionado a jogos digitais e mecanismos tecnológicos para entretenimento.
Acompanhe a evolução dos jogos depois da internet, passando de single para multi-jogadores e descubra como as modalidades
principais surgiram (battle royale/moba /auto chess/fps 5x5).
Discussão: diversidade por trás dos avatares dos personagens. Show Match – Play vs BILGBTI, 5 views serão convidados para
realizar um X5.

Virtual Experience

3° Dia - 1 de novembro - Teatro
Convidados especiais: Cena Hum e PUC.
Peça teatral Milênios de Solidão pelo olhar do Diretor Cênico Matteus Carriel.
“Making-of”: Como funcionam os bastidores de uma peça e sua estrutura básica?
Curador da BILGBTI, Cristian de Queveso, e a Prof. Fernanda Bogoni da PUC comentam sobre como transpor uma peça literária em outras “mídias artísticas”.
Virtual Experience

4° Dia - 2 de novembro- Literário
Startup Literária e Bienal: Como surgiu a BILGBTI enquanto empreendimento de turismo de eventos;
Comunicação através da leitura: migração para vídeos e podCast;
Convidados especiais: Diego Mako (executivo da BILBTI), Fúlvio Pacheco (Gibiteca), autores Carolina e Gustavo da cena literária curitibana.
Virtual Experience

5° Dia - 3 de novembro - Geek
Conteúdo direcionado para Board Games e cultura Geek/Pop. Bate-papo sobre conexão entre jogos, literatura, seriados e diversos subprodutos comercializados neste universo. (ex. produtos, filmes, livros, jogos e tudo mais surgiram de universos como Harry Potter, Senhor dos Anéis, entre outros).
Conheça o acervo da Associação Socioeducacional e de Entretenimento Jogarta: uma imersão no universo geek da Cooldown para privilegiar um empreendimento local.
Virtual Experience

6° Dia – 4 de novembro - Cosplay & Drags
A arte de se produzir: o que Cosplay e Drags têm em comum? Como é a vida de quem é cosplay drag? Um bate-papo interessante com personalidades de cada área.
(As participações especiais ainda estão sendo confirmadas)
Além de dicas para que você também comece nessas artes.

Virtual Experience
7° Dia – 5 de novembro - BILGBTI
TalkShow BILGBTI: apresentado por Diego Mako, executivo da BILGBTI, e Cristian de Quevedo, curador da BILBTI, e o convidado especial será o Toni Reis. O decoro será quebrado nesse dia.
Live com toda Comissão Organizadora da BILGBTI

Comentários

© 2018 Barulho Curitiba