Henriqueta Garcez Duarte ganha homenagem

Recital de Piano de Vania Pimentel homenageia Henriqueta Monteiro Garcez Duarte.
Recital de Piano de Vania Pimentel homenageia Henriqueta Monteiro Garcez Duarte. (Foto: Ivonaldo Alexandre)

Uma das maiores expressões da música erudita paranaense, a pianista Henriqueta Monteiro Garcez Duarte receberá um recital em sua homenagem, após um ano de sua morte. O concerto será executado por Vania Pimentel, na Capela Santa Maria, hoje, às 20 horas. Os ingressos têm valor simbólico de R$ 10

Pianista concertista, Vania Pimentel é doutora em Artes Musicais pela Universidade de Houston, tendo feito estudos pós-graduados na Escola Superior de Música de Karlsruhe. Em seu extenso currículo, Henriqueta ganha destaque como uma de suas principais mentoras.

Para o concerto, Vania preparou um repertório com obras relacionadas à Henriqueta, como dos compositores paranaenses Bento Mossurunga e Brasílio Itiberê da Cunha Luz, além de músicas eruditas de épocas distintas, como as de Mozart, Ravel e Heitor Villa-Lobos.

No Paraná, a música erudita tem forte ligação com a pianista Henriqueta Monteiro Garcez Duarte, falecida em agosto de 2020. Ela é uma das fundadoras do Festival Internacional de Música, embrião da Oficina de Música de Curitiba.

Nascida em União da Vitória, em 1928, Henriqueta iniciou estudos com a avó materna. Foi o início de uma carreira promissora. Foi aluna de Magdalena Tagliaferro no Rio de Janeiro, estudou no Conservatório de Madrid e na Academia de Música de Viena.

Entre outros grupos, apresentou-se com o Quarteto de Cordas Mozarteum, de Salsburg, o Quarteto Lindsay e o Quinteto de Sopros de Munique. Foi solista, entre outros, dos maestros Souza Lima, Isaac Karabtchevski e Roberto Schnorrenberg. Como pianista e conferencista, apresentou-se no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos.

Ao lado do marido, o engenheiro Eduardo Garcez Duarte, ajudou a criar em 1963 o Instituto Pró-Música de Curitiba. Em dezembro de 1964, participou do lançamento dos Cursos e dos Festivais Internacionais de Música do Paraná, com o apoio do Governo do Estado e, depois, da Prefeitura de Curitiba – projeto que deu origem à Oficina de Música de Curitiba, hoje em sua 37ª edição.

A pianista foi também diretora da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (1974-1978). Em 26 de novembro de 1997, recebeu o título de Cidadã Benemérita de União da Vitória e, em 2017, o título de Membro Honorário da Academia Paranaense de Letras.

Serviço
Recital de Piano com Vania Pimentel. Homenagem à pianista Henriqueta Monteiro Garcez Duarte
Onde: Capela Santa Maria Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273, Centro)
Quando: Hoje, às 20h
Quanto: R$ 10, na bilheteria da Capela

Comentários

© 2018 Barulho Curitiba