Grupos artísticos da UFPR abrem temporada para seleção de novos integrantes

Por - UFPR
Companhia de Teatro da UFPR
Companhia de Teatro da UFPR (Foto: Henrique Fotografia)

Participar de um grupo artístico da Universidade Federal do Paraná (UFPR) envolve pesquisa, prática, ensaios e apresentações em teatro, dança moderna, música orquestrada, coro erudito e MPB. A participação é aberta a toda comunidade e a seleção de novos integrantes para 2021 está aberta. Por serem grupo distintos, os processos e períodos de seleção são diferentes. Não há cobrança de taxa de inscrição e nem de mensalidades.

Cada grupo definiu datas, horários, pré-requisitos e critérios de avaliação de acordo com suas especificidades. É importante ler o edital específico do grupo de interesse para conhecer os detalhes do processo seletivo. Todos os grupos são vinculadas à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec). Os ensaios costumavam ocorrer no Prédio Histórico da UFPR, na Praça Santos Andrade, mas durante a pandemia, são realizados de forma remota.

Orquestra Filarmônica da UFPR
As inscrições para audições da Orquestra Filarmônica da UFPR estão abertas até o dia 12 de março. Para ingressar na orquestra é necessário tocar o instrumento pretendido em nível intermediário ou avançado. O ingresso se dá através de audição de caráter qualificatório e classificatório.

As audições 2021 serão realizadas somente de maneira on-line. Os candidatos devem enviar a ficha de inscrição, disponível no site da Proec, e também um link do YouTube com a gravação, sem cortes, de um movimento de um concerto barroco, clássico ou romântico. Serão selecionados instrumentistas para violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta transversa, oboé, clarineta, fagote, trompa, trompete, tímpano, percussão e piano.

O edital completo, com todos os detalhes da seleção, está disponível aqui. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail orquestra@ufpr.br ou nas redes sociais da Orquestra no Facebook e Instagram.

Grupo de MPB da UFPR

As inscrições para o Grupo de MPB devem ser realizadas no período de 22 de fevereiro a 05 de março, exclusivamente através de envio de e-mail para gmpb.ufpr@gmail.com, com um vídeo demonstrativo e ficha cadastral, disponível no site da Proec. Estão abertas 35 vagas para cantores e 20 vagas para instrumentistas. Os critérios de seleção serão específicos para cada tipo de vaga e a avaliação será em uma etapa única, através do vídeo demonstrativo.

De 08 a 12 de março os vídeos serão avaliados e o resultado será divulgado no dia 15 de março. Todas os detalhes da seleção estão disponíveis neste edital. Outras informações podem ser obtidas por e-mail gmpb.ufpr@gmail.com ou no Facebook do Grupo de MPB.

Companhia de Teatro da UFPR

Para compor a equipe de intérpretes criadores da Companhia de Teatro da UFPR em 2021, serão realizadas duas etapas. A primeira etapa consiste em preenchimento e envio de formulário digital até o dia 08 de março. Uma banca fará a análise dos formulários e o resultado da pré-seleção será divulgado no site da Companhia no dia 15 de março.

As pessoas pré-selecionadas passam para a segunda etapa de audições, o Observatório Criativo, que será realizado de 22 a 24 de março. O Observatório será um encontro coletivo por videoconferência, composto por conversas, jogos e ações realizadas de modo coletivo e individual.

Os detalhes e informações sobre todas as etapas do processo de seleção estão disponíveis no edital e também na página da Companhia. É possível saber mais também pelas redes sociais do grupo no Facebook e Instagram, ou pelo e-mail ciadeteatro@ufpr.br .

Téssera Companhia de Dança
O período de inscrição para audições da Téssera Companhia de Dança encerra no dia 15 de março, exclusivamente pela internet. As pessoas interessadas devem ler o edital, preencher todas as informações da ficha de inscrição e disponibilizar o link de um vídeo de apresentação de trabalho coreográfico solo e autoral.

Serão selecionados até 25 candidatos para compor o elenco da Téssera Companhia de Dança da UFPR em 2021. Entre os critérios de seleção estão disponibilidade para aulas e ensaios, análise de currículo e da apresentação em vídeo, conforme aspectos técnicos e artísticos.

Todas as informações sobre a seleção estão disponíveis neste edital. Para saber mais sobre a Téssera, acesse o site da companhia, as páginas no Facebook e Instagram ou envie um e-mail para tessera@ufpr.br .

O Coro da UFPR divulgará informações sobre o processo seletivo 2021 assim que forem liberadas as atividades presenciais na Instituição.

Comentários

© 2018 Barulho Curitiba