Grupo Nymphas, 'patrimônio cultural' de Curitiba, lança video biográfico

Por - Barulho Curitiba
(Foto: Divulgação)

O Grupo Nymphas sempre gostou muito de cantar Curitiba. O grupo é considerado por muitos um "patrimônio cultural" da cidade. Para celebrar este amor, as cantoras acabam de lançar um vídeo biográfico no canal do grupo no Youtube. O título deste material audiovisual, "Grupo Nymphas - Aqui é o nosso jardim", é também um trecho da canção "Nosso Jardim", composta por Mara Fontoura, regente e cantora do grupo e Alvaro Ramos.

O grupo vocal feminino já conta com mais de 40 anos de carreira e nesse vídeo divide com o público fatos marcantes que aconteceram ao longo da carreira, como o show de estreia. As cantoras comentam sobre a primeira apresentação que fizeram em março de 1978, no Teatro Universitário da Canção (TUC). De acordo com a regente e cantora Mara Fontoura, eram oito mocinhas vestidas com roupas cor-de-rosa, entre 13 e 20 anos, que estreavam no cenário musical de Curitiba. Ela lembra com carinho que lotaram o teatro e viraram sensação na cidade.

Além dessa história, há também fatos curiosos da trajetória do grupo, como a escolha do nome, que virou motivo de chacota em um jornal da época e, depois, preferência do público. De acordo com a cantora Carmen Bakker, naquela época nem passava pela cabeça das meninas que o grupo poderia durar mais de 40 anos e que, depois de certo tempo, elas deixariam de ser meninas e se tornariam senhoritas ou senhoras.

O roteiro do vídeo conta também com diversas fotos e trechos de shows que foram feitos ao longo da carreira e boas histórias contadas pelas próprias cantoras. Rosa Maria Michels Fontoura lembra de quando elas participaram do programa da Hebe Camargo, do Jota Silvestre e, também, de um quadro do programa do Faustão. Recorda, ainda, de quando as Nymphas representaram o Paraná em eventos importantes: o "Cio da Terra" (em Caxias do Sul - RS), quando o grupo se apresentou para mais de 10 mil pessoas e o festival "Mulheres nas Artes", que aconteceu em São Paulo e foi promovido pela Funarte.

Mara afirma que o vídeo traz um retrato musical do grupo e diz que, apesar do momento de pandemia, é preciso manter a cabeça erguida e seguir com o coração cheio de esperança. Mesmo depois de tantos anos de carreira, as cantoras continuam ativas, com muita esperança no coração e projetos ainda por vir.
Atualmente, o Grupo Nymphas é composto pelas cantoras: Rosa Maria Michels Fontoura, Juju Fontoura, Cristina Bakker, Mara Fontoura, Mariana Fontoura, Helena Bel, Carmen Bakker e Gabriella Fontoura. O projeto do vídeo biográfico foi realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura - Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba.

Serviço
Vídeo biográfico "Grupo Nymphas - Aqui é o nosso jardim"
https://www.youtube.com/watch?v=Sr5ZJzcdlpA
Facebook: Grupo Nymphas
Instagram: @nymphasnymphas

Sobre o Grupo Nymphas
O Grupo Nymphas foi criado em 1978. Em sua longa trajetória, fez shows por todo o estado e, também, se apresentou em São Paulo e no Rio de Janeiro. Lançou três LPs, quatro CDs e um livro intitulado “Cantologia”, com histórias do grupo, biografia, bastidores de shows, relatos de encontros musicais, fotografias, matérias jornalísticas, cartazes de shows e letras das músicas. Em comemoração aos 40 anos do Grupo lançou, em 2018, o CD "Celebrar".

Comentários

© 2018 Barulho Curitiba