Gincana virtual reúne escoteiros do mundo todo neste fim de semana. Saiba como é

Por - Barulho Curitiba
(Foto: Divulgação)

“Pensar global e agir local” é o conceito da grande mobilização mundial que irá conectar jovens escoteiros de todo o mundo neste mês de outubro. O JOTI - Jamboree on the Internet (ou Jamboree na Internet, em português), é uma gincana virtual que incentiva e promove a educação e a consciência cultural entre escoteiros de todas as idades e ramos. O coordenador geral do evento, Beto Basso, explica que não se trata de uma competição. O principal objetivo é possibilitar novas amizades, firmar laços e promover intercâmbio de experiências e de cultura. “O escotismo é uma importante ferramenta de educação não formal, por isso buscamos nos aproximar cada vez mais do jovem da era digital. Iniciativas como essa despertam o interesse deles e permite que compartilhem conhecimentos e que esse aprendizado resulte em atitudes no seu próprio ambiente em prol de um mundo melhor.”

Durante 48 horas, os participantes cumprirão no ambiente virtual tarefas e desafios propostos pelo evento. As atividades são relacionadas a temas como meio ambiente, educação, cultura, lazer e esporte. A cada uma hora uma nova tarefa é liberada, fazendo com que as equipes estejam em constante atividade. A novidade para 2019 é que algumas tarefas foram orientadas pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, e vão trabalhar questões como igualdade de direitos e gênero, respeito às diferenças, valorização da cultura local, espiritualidade, entre outros valores.

Esse trabalho deve ser feito em equipe, de no mínimo três pessoas, mas sem um número máximo. Os conteúdos gerados são postados nas redes sociais em modo público e os links publicados na plataforma do JOTI e, posteriormente avaliados pela organização. “Os escotistas costumam se reunir em seus grupos ou na casa de um dos integrantes e passam juntos esses dois dias desenvolvendo trabalho em equipe. O grande desafio é superar em conjunto as atividades propostas”, explica o coordenador.

O JOTI acontece entre os dias 18 e 20 de outubro, a partir da meia noite de sábado e deve mobilizar participantes do Brasil, de Portugal, Estados Unidos, Ásia e Europa. As inscrições são pelo Paxtu (sistema exclusivo para associados do Escoteiros do Brasil) e realizar o registro de participação na plataforma. Em 2018, quase 50 mil escoteiros brasileiros participaram do evento, além de mil inscritos internacionais de países lusófonos como Angola, e de vizinhos sul-americanos como o Paraguai e a Colômbia.

Scout Joti Challenge (SJC) é o nome oficial do JOTI, evento realizado pelos Escoteiros do Brasil. É uma proposta de atividade mundial estruturada pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro (WOSM), realizada desde 2011 e que já contou com a participação de diversos países. A realização das tarefas pode ser acompanhada pelas redes sociais do SJC no Facebook

(https://www.facebook.com/ScoutJotiChallenge/) e no Instagram (https://www.instagram.com/scoutjotichallenge/).

Serviço

Scout Joti Challenge - SJC

Quando: Entre os dias 18 e 20 de outubro de 2019

Onde: Em todo o país, pela internet

Organização: Escoteiros do Brasil

Escoteiros do Brasil

Os Escoteiros do Brasil é a única organização do país reconhecida e certificada pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro. É responsável por dirigir e acompanhar as práticas escoteiras adotadas no Brasil. Ao todo, são mais de 100 mil escoteiros, reunidos em 1533 Unidades Escoteiras locais, em 722 cidades espalhadas em todo o território nacional.

Ferramenta de educação não formal, o Escotismo ultrapassa as barreiras e se firma como um movimento educacional por proporcionar aos jovens desenvolvimento em diferentes áreas, de forma sempre contemporânea e variada. O Movimento Escoteiro é uma organização do terceiro setor, sem fins lucrativos, que atende crianças, adolescentes e jovens por meio de um programa educativo próprio, presente há mais de 100 anos no Brasil. Saiba mais em https://www.escoteiros.org.br

Comentários

© 2018 Barulho Curitiba