Gastronomia e música se misturam como atrações no Palco dos 5 Sentidos

Por - Henrique Romanine, especial para o Barulho Curitiba
É a primeira casa do Brasil com foco na música classica: experiência única para os curitibanos
É a primeira casa do Brasil com foco na música classica: experiência única para os curitibanos (Foto: Henry Milleo)

Que tal ir a um restaurante apreciar bons vinhos, boa comida e, ainda por cima, assistir a um belo concerto de música clássica? Esse é o ponto de partida da casa intitulada Palco dos 5 Sentidos. Inaugurado no início de 2018, o espaço, localizado bem no coração do centro de Curitiba, possui como principal destaque, a mescla de boa gastronomia e cuidado com a programação artística.

É o que garante Rebeca Vieira, uma das proprietárias do estabelecimento, que nos conta como surgiu a ideia de construir um local voltado à multiculturalidade. “Eu e meu marido (e sócio do lugar, o arquiteto Otávio Urquiza) queríamos criar um espaço para promover a música clássica e concertos. A proposta era a de aproximar o público e dar espaço para artistas, para a formação dessa plateia, e de musicos de câmara. Tanto que na hora da apresentação as luzes se apagam, como no teatro, justamente para valorizar a apresentação do artista.”

Junto com a proposta artística, Rebeca quis deixar claro, logo no nome do restaurante, o cuidado com a gastronomia do lugar. “O cardápio, e a proposta artística, foram desenhados de maneira a aguçar os sentidos do corpo humano: visão, olfato, tato, paladar e audição. Uma verdadeira imersão, em todos os níveis possíveis.”

Primeira casa do Brasil com foco totalmente na música clássica, o Palco dos 5 Sentidos não se limita apenas a este gênero. “Existem outros espaços, mas não com a mesma proposta”, diz Rebeca. “Já tivemos noites de tango e musica medieval. Os músicos tocam aqui com uma certa frequência.”

Antigamente funcionava no casarão, localizado na Rua Barão do Rio Branco, o bar Palácio, que ficou em atividade de 1921 a 1991. Depois desse período, outros restaurantes passaram pelo espaço, até a inauguração do palco. “Não ficou nada do prédio anterior. O Otávio conseguiu no IPPUC (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba) a autorização para a revitalização do espaço. Com isso demos novos toques ao ambiente”, conta Rebeca, afirmando que a atual casa não reutilizou nada dos comércios anteriores.

O cardápio chama a atenção por conta do Raclette suíço, prato similar ao fondue, para duas pessoas, e que oferece doze itens, ao preço de R$130,00. “É um dos pratos mais caros da casa, mas algo que desperta o interesse do público. Mas também temos diversas opções com preços acessíveis, como massas e pizzas, essas em formato europeu, servidas com cerâmica artesanal.”

Rebeca conta que o restaurante nasceu vegetariano, mas que ela e Otávio decidiram abrir o leque, justamente para trazer novidades italianas e europeias, e atrair um público mais diverso. Isso sem esquecer de valorizar terras paranaenses. O estabelecimento utiliza o conceito de culinária Zero Quilômetro, que significa apoiar a produção local.

“Esse conceito nasceu na região da Itália. Eles consomem com a menor distância possível. A maioria das coisas que utilizamos no restaurante é fabricada com menos de 1 km do Paraná. Queijos, cafés, pães, frios. E os vinhos que oferecemos, grande parte são fabricados pelos produtores locais do Paraná, vinhos do próprio estado mesmo.”

Sendo o único espaço no país em relação à proposta de misturar música clássica com gastronomia, o Palco dos 5 Sentidos é uma experiência única, e que vale a pena conhecer.

Serviço
Restaurante Palco dos 5 Sentidos
Onde: Rua Barão do Rio Branco, 438, Centro)
Quando: De terça a sábado, das 19:00 às 23:30

Comentários

© 2018 Barulho Curitiba