Filme com cenas em Curitiba e que disputa vaga para concorrer ao Oscar tem pré-estreia no Cine Passeio

Por - SMCS
(Foto: Divulgação)

Do cenário aos profissionais, o longa Deserto Particular, que busca vaga para concorrer a Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 2022, tem uma relação especial com Curitiba, com parte da trama gravada na cidade. O longa dirigido por Aly Muritiba tem pré-estreia exclusiva no Cine Passeio nesta quarta-feira (24/11) e a estreia nacional será na quinta (25/11).

O produtor Antonio Gonçalves Júnior conta que os primeiros 30 minutos da história se passam em Curitiba. O filme teve mais de 200 pessoas na equipe e 70 delas são da cidade. Além disso, foi produzido pela Grafo Audiovisual, sediada na capital do Paraná.

Premiado em Veneza, Deserto Particular conta a história de Daniel, um policial morador de Curitiba que é suspenso do trabalho por causa de uma investigação interna por violência. Depois que Sara, com quem mantém um relacionamento a distância, para de responder às suas mensagens e parece ter desaparecido, ele decide viajar até Sobradinho, na Bahia, onde ela mora, para encontrá-la.

Desde o primeiro momento, diz o produtor, Curitiba é identificada na tela. Na cena inicial, o protagonista corre pela Avenida Sete de Setembro, posicionado entre duas estações-tubo, símbolos icônicos do transporte público da cidade.

A cena, que está no trailer, se passa entre os dois tubos da estação Bento Viana, no bairro Água Verde, próximo à Praça do Japão.

Outra locação presente no longa é o campus de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Paraná (UFPR), no bairro Cabral, usado como um cenário de quartel da Polícia Militar.

Este setor fica em frente à Faculdade de Artes do Paraná (FAP), da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), onde o diretor Aly Muritiba, além de outros integrantes da equipe, estudou cinema e audiovisual.

Outro local usado nas filmagens foi a Rua Olavo Bilac, no bairro Batel.

Do Sul para o Nordeste
Nascido na cidade de Mairi, interior da Bahia, o diretor viveu por muitos anos em Curitiba. Portanto, traz à tela o contraste entre esses dois cenários bastante diferentes do Brasil, que é mostrado e testemunhado pelo protagonista, enquanto viaja pelo país em busca de Sara, indo do frio do sul até o calor do nordeste.

Comentários

© 2018 Barulho Curitiba