Festival Virtual Batman Day terá entrevistas com especialistas, fãs e profissionais ligados ao Homem-Morcego. Veja a programação

- Atualizado às 14:59
Por - Da Redação Bem Paraná com assessoria
(Foto: Reprodução)

Dias 18 e 19 de setembro de 2021 os fãs e interessados em um dos maiores personagens da cultura pop poderão ter acesso a uma série de entrevistas que celebrarão o Batman Day. O site e canal Histórias do Cinema, do crítico de cinema, produtor cultural, escritor e pesquisador do personagem, André Azenha (autor de bat-livros e bat-eventos), realizará no período o 1º Festival Virtual Batman Day, para refletir, debater e celebrar esse personagem tão amado no Brasil. A programação já conta com diversos nomes importantes, entre pesquisadores, fãs, autores, professores, dublador, cineasta, quadrinistas, músicos, cosplayer, etc. São alguns dos maiores especialistas no Cavaleiro das Trevas, no Brasil. Serão praticamente 24 horas de conversa e informação sobre o homem-morcego.

A maratona gratuita começará às 11h, de 18 de setembro, um sábado, no canal www.youtube.com/historiasdocinemaporandreazenha. E segue no dia 19, a partir das 9h45. Lembrando que 19 de setembro também é uma data importante para os bat-fãs: aniversário de Adam West, o eterno Batman dos anos 1960.

Estão confirmados até agora: Claudio Roberto Basílio (blog Sobre Quadrinhos e Santos Comic Expo), Marcio Seixas (dublador), Roberto Sadovski (crítico de cinema do UOL), Rebeca Cambaúva (autora de Batman: O Bruce Wayne de Tim Burton e Christopher Nolan), Carlos Vázquez (portal e podcast Mansão Wayne), Mario Barroso (editor Batman na Abril de 1989 a 1998), Vasco Guimarães (site Cine Freak), Jorge Ventura (autor de livros sobre o Batman), Dandara Palankof (autora de A Gata: 80 Anos da Mulher-Gato), Gelson Weschenfelder (filósofo), Paulo Chacon (autor de livros sobre o Batman), Renato Araújo (fã-clube Batbase), Diego Nunes (site Memórias Cinematográficas), Elvis DelBagno (diretor do longa-metragem Um Conto de Batman: Na Psicose do Ventríloquo), Fábio da Luz (canal Caverna do Morcego), Mario Tirolli (maestro pesquisador de trilhas sonoras), Caio Gaona (baterista e compositor de música geek), Eron Morais de Melo (cosplayer, o Batman Carioca), André Pansera (portal e podcast Mansão Wayne), Leonardo Vicente di Sessa (autor de Prodígio – 80 Anos do Primeiro Ajudante do Cavaleiro das Trevas), Silvio Ribas (autor do Dicionário do Morcego), Marcelo Lara (canal A Batcaverna) e Mario Abbade (crítico de cinema, escritor, pesquisador, Liga Maçônica do Homem-Morcego), Fabio Gomes Ribeiro (colecionador, Santos Comic Expo).

Cada entrevista terá entre 40 minutos e 1h20 de duração. “A ideia é celebrar o personagem, dar voz a quem dedica sua vida, sua obra e suas pesquisas a este herói de 82 anos de existência e que tem, no Brasil, um público interessado muito grande”, afirma o idealizador do festival, André Azenha, que também apresentará um vídeo com dicas de livros sobre o homem-morcego. “Nestes últimos anos a paixão de fã virou objeto de pesquisa acadêmica. São duas maneiras diferentes de lidar com o personagem. E que se complementam. E com essa programação buscamos justamente apresentar essas diferentes visões sobre e relações com o Batman”.

Os convidados concederam suas entrevistas pelo aplicativo zoom de várias partes do país: Lagoas e Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Curitiba (PR), São Paulo e Santos (SP), Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE), Manaus (AM), entre outras cidades/estados.

Também será feita uma homenagem a Marcio Escoteiro, o maior colecionador de Batman no Brasil e um dos maiores do mundo, que faleceu em maio de 2020.

PROGRAMAÇÃO, TEMAS E CURRÍCULOS DOS PARTICIPANTES:

SÁBADO, 18 DE SETEMBRO

11h – Apresentação, por André Azenha
Com André Azenha – Doutorando em comunicação audiovisual, jornalista, crítico de cinema, produtor cultural, assessor de imprensa, curador. Autor dos livros Batman: A Série Animada – Uma Revolução dos Heróis na TV (2020), Histórias: Batman e Superman no Cinema (2016), organizador das exposições Batman 80 Anos – Trajetória do Homem-Morcego nas Telonas (2019), e Mulher-Maravilha 80 Anos – Trajetória da Princesa Amazona nas Telinhas e Telonas (2021, virtual). Diretor do Santos Film Fest – Festival Internacional de Cinema de Santos.

11h20 – Homenagem a Marcio Escoteiro, o maior colecionador de Batman no Brasil.

11h30 - Os melhores roteiristas e desenhistas do Batman nas histórias em quadrinhos

Com Claudio Roberto Basílio - Um dos organizadores da Santos Comic Expo (principal convenção de quadrinhos do litoral paulista), autor do blog Sobre Quadrinhos, colecionador, colaborou com a exposição Batman 80 Anos – Trajetória do Homem-Morcego nas Telonas, o site CineZen Cultural e o livro Os Cavaleiros das Trevas (Skript Editora, 2020.

12h40 - A Voz do Batman no Brasil

Com Marcio Seixas –Dublador, voz da personagem Batman em Batman: A Série Animada e no seriado Liga da Justiça, do mordomo Alfred no cinema, James Bond, voz de Morgan Freeman, Clint Eastwood, Leonard Nimoy (Star Trek) e muitos outros.

13h40 - O melhor e o pior do Batman no cinema

Com Roberto Sadovski – Jornalista e crítico de cinema. Colunista do UOL. Por mais de uma década comandou a revista de cinema Set. Colaborou com a revista inglesa Empire, além das nacionais Playboy, GQ, Monet, VIP, BillBoard, Lola e Contigo. Também dirigiu a redação da revista Sexy e escreveu o eBook Cem Filmes Para Ver e Rever... Sempre.

14h40 - Batman e Bruce Wayne nos filmes de Tim Burton e Christopher Nolan

Com Rebeca Cambaúva - Bacharel em Rádio, TV e Internet pela Universidade Metodista de São Paulo, Mestre e Doutora em Comunicação Audiovisual pela Universidade Anhembi Morumbi. Docente da pós-graduação do Centro Universitário Belas Artes. Autora do livro “Batman: O Bruce Wayne de Tim Burton e Christopher Nolan”. No doutorado desenvolve a pesquisa A SOMBRA, A MORTE E O FEMININO: As personagens femininas nas narrativas de Batman.

16h - Edição de Bat-livros

Com Carlos Vázquez - Portal e Podcast Mansão Wayne. Quadrinista e publicitário. Autor e editor de diversos livros sobre o universo do Batman, como Os Cavaleiros das Trevas e O Homem que Ri.

17h30 - Formatinho e graphic novels! O Batman na editora Abril

Com Mario Barroso – Jornalista. Editor Batman na Abril (1989-1998)

Tradutor desde 1989 com mais de 12.500 créditos em HQs segundo o Guia dos Quadrinhos). Segundo profissional com mais créditos em HQs de super-heróis no mundo (reunindo informações do Guia dos Quadrinhos às do Comic Vine).
*Com participação do colecionador Fabio Gomes Ribeiro (Santos Comic Expo)

18h30 - Batman e o colecionismo

Com Vasco Guimarães – Jornalista, diretor e ator. Especializado em jornalismo digital, Dono e editor do site Cine Freak sobre cinema, quadrinhos, séries, colecionáveis. Vasco é fã do Batman desde que nasceu, aprendendo a ler em uma revista do personagem. Coleciona tudo do Homem-Morcego desde pequeno e busca sempre objetos diferentes do tema para aprimorar sua coleção.

20h - O Batman dos Batmen, Batman 66
Com Jorge Ventura - Poeta, escritor, editor, ator, jornalista e publicitário. Autor de diversos livros de poesia. Sobre o Batman, publicou Sock! Pow! Crash! - 40 anos da série Batman da TV (Opera Graphica, 2006), Sock! Pow! Crash! 2 - A história da cult-serie Batman de 66! ( CQi, 2017), Batmania Animated - 25 anos da série animada no Brasil!, em coautoria com Paulo Chacon, O ReVerso do Morcego (CQi, 2015) e O ReVerso do Morcego/ Edição Comemorativa (CQi, 2021).

21h – 80 anos da Mulher-Gato
Com Dandara Palankof – Formada em jornalismo pela UFPE e mestre em comunicação pela UFPB. Atua como tradutora há cerca de cinco anos, principalmente de histórias em quadrinhos. Já fez trabalhos para editoras como Panini, Mythos, Mino, Pipoca & Nanquim, Veneta, Conrad e Darkside. É coeditora da revista Plaf, sobre quadrinhos, e vem atuando como editora da Mythos Editora. Também participa como jurada dos prêmios HQMix e Grampo. Autora de A Gata: 80 Anos da Mulher-Gato.

22h - Batman e a Filosofia

Com Gelson Weschenfelder – O Filósofo dos Quadrinhos. Pós Doutorando no PPG de Educação da Universidade LaSalle (Bolsista PNPD/CAPES); Doutor em Educação na Universidade La Salle (2017), com o título da tese Os super-heróis das histórias em quadrinhos como recursos para a promoção de resiliência para crianças e adolescentes em situação de risco; Mestre em Educação pelo Centro Universitário La Salle - UNILASALLE (2011), dissertação com o título: Aspectos educativos das histórias em quadrinhos de super-heróis e sua importância na formação da consciência moral, na perspectiva da ética aristotélica das virtudes. Graduado em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

23h – Os fãs e o Youtube

Com Marcelo Lara - Um dos criadores do canal A Batcaverna no Youtube.

DOMINGO, 19 DE SETEMBRO

9h45 – Lembrando a Liga Maçônica do Homem-Morcego

Com Mario Abbade – Crítico de cinema do jornal O Globo, TV Band, BandNews. Professor, pesquisador, escritor. Integrou a Liga Maçônica do Hmem-Morcego.

11h - Batman, o Retorno e Batman: A Série Animada

Com Paulo Chacon - escritor, desenhista e colecionador. Autor dos quadrinhos Suburbanos – volume I e volume II (2015/2018), De Olhos Fechados (2015), Contos – volume I e volume II (2016/2019) e A Forca (2019) e dos livros jornalísticos Batmania O Retorno - fanzine (2017) e Batmania Animated (2019), em coautoria com Jorge Ventura.

12h - A relação entre fãs e o Batman

Com Renato Araújo – Colecionador, criador do site, do canal e do fã-clube Batbase. Um dos maiores Fã-Clubes do Batman no Brasil, a Batbase completa 24 anos, tentando mostrar sempre a todos os colecionadores, que o que prevalece no colecionismo é a amizade, educação e a troca de conhecimentos entre os integrantes.

13h - Atrizes e atores clássicos do Batman

Com Diego Nunes – Editor do site Memórias Cinematográficas, é pesquisador especializado em história do cinema. Autor dos livros Salomé Parísio - O Rouxinol do Norte e Cá e Lá, o Intercâmbio Cinematográfico Entre o Brasil e Portugal. Também já colaborou em outros livros, inclusive em Trieste al sogno di Hollywood ritorna, lançado na Itália.

14h - Personagens femininas no bat-universo
Com Rebeca Cambaúva - Bacharel em Rádio, TV e Internet pela Universidade Metodista de São Paulo, Mestre e Doutora em Comunicação Audiovisual pela Universidade Anhembi Morumbi. Docente da pós-graduação do Centro Universitário Belas Artes. Autora do livro Batman: O Bruce Wayne de Tim Burton e Christopher Nolan. No doutorado desenvolve a pesquisa A SOMBRA, A MORTE E O FEMININO: As personagens femininas nas narrativas de Batman.

15h - Fan Films

Com Elvis DelBagno – Cineasta, diretor do longa-metragem Um Conto de Batman: Na Psicose do Ventríloquo.

16h - Batman no Youtube
Com Fábio da Luz - Advogado autônomo, criador do canal do YouTube chamado Caverna do Morcego que desde 2017 foca em produção de conteúdo envolvendo resenha de quadrinhos, filmes, séries, livros, animações e traz notícias envolvendo o personagem Batman e seu universo. Além disso, colaborou em livros da editora Skript como Os Cavaleiros das Trevas e co-organizou o livro O Homem que Ri, que fez um apanhado histórico dos 80 anos do Coringa.

17h30 - As trilhas sonoras em filmes do Batman

Com Mario Tirolli - Pianista, tecladista, arranjador, regente, compositor e cantor. Bacharel em Música Popular na UNICAMP, piano erudito pelo Conservatório Musical de Santos e Regência pelo Conservatório Municipal de Cubatão. Tem em seu currículo 35 anos atuando como músico profissional. Pesquisador de trilhas de filmes. Ministrou workshops de trilhas musicais no Sesc Santos e no Santos Film Fest.

18h45 - Rock geek e o Batman

Com Caio Gaona – Baterista e compositor de música geek que tem no Batman e no Asa Noturna seus heróis favoritos e inclusive já recebeu elogios e reconhecimento de Christophe Drake (Batman Arkham) KriStoffer Carter (Batman Beyond) é Danny Elfman (Batman, o Filme).

19h45 – Batman e o universo cosplay

Com Eron Morais de Melo – O Batman carioca. Fã do personagem, iniciou a carreira como cosplayer do Batman em 2011. Trajando o bat-uniforme, participou de manifestações populares e atua em festas, palestras e integra desde 2013 o grupo de voluntários Ação Cosplay, que visita hospitais, orfanatos, asilos, com o objetivo de levar alegria, carinho e uma palavra positiva.

20h45 – Batman e os podcasts

Com André Pansera e Carlos Vázquez, do Mansão Wayne.

21h45 – 80 anos do Robin

Com Leonardo Vicente di Sessa – Autor de Prodígio – 80 Anos do Primeiro Ajudante do Cavaleiro das Trevas.

22h45 – Batdicionário

Com Silvio Ribas - Jornalista mineiro radicado em Brasília, escritor, consultor em relações institucionais e pesquisador de Batman. Autor do Dicionário do Morcego (2005) e coautor de outros livros sobre o personagem. Coordena o blog www.dicionariodomorcego.blogspot.com.br.

Comentários

© 2018 Barulho Curitiba