Festival UFPR terá feira literária, gastronômica e de artesanato. Saiba quando

- Atualizado às 20:15
Por - Redação Barulho Curitiba
(Foto: Samira Chami Neves/UFPR)


Integrar ciência, cultura e inovação, três dos elementos mais relevantes no âmbito de uma universidade, é a proposta do 1º Festival UFPR, que acontecerá entre os dias 23 a 28 de setembro. Oferecendo uma programação diversificada, o evento tem o objetivo de trazer a comunidade externa para dentro da universidade, apresentando o que nela é produzido de melhor.

Além de algumas atrações inovadoras, o Festival incorpora diferentes eventos que já aconteciam separadamente da instituição. A 11ª edição da Semana Integrada de Ensino Pesquisa e Extensão (Siepe), a XVII Feira do Livro Editora UFPR e a 38ª Semana Literária & Feira do Livro Sesc, bem como o Inova Session constituirão a programação que também terá eventos culturais e serviços à comunidade.

Uma das novidades será a Feira Gastronômica das Nações, que vai comercializar artesanato e pratos típicos produzidos por estudantes migrantes e refugiados vindos da África, do Japão e da Síria. A exposição dos projetos de pesquisa e extensão da UFPR promete ser outro atrativo com a disponibilização de um planetário no pátio da Reitoria e de um trailer que vau reproduzir o ambiente marinho.

A cultura popular também terá destaque no Festival com um palco aberto que estará à disposição, durante todo o evento, para receber manifestações artísticas daqueles desejarem. Nesse mesmo palco todos os dias, às 12h e às 16h, grupos artísticos da UFPR promoverão espetáculos gratuitos.

O Inova Session 2019, evento que está em sua terceira edição e objetiva promover e estimular ideias e iniciativas inovadoras por meio da apresentação de cases de sucesso, terá espaço entre os dias 25 a 27 no Campus Rebouças. Também haverá ações oferecidas pelo Complexo do Hospital de Clínicas (CHC-UFPR) e pelo Setor de Saúde da UFPR, com atendimentos à comunidade.

Ainda durante o Festival, será realizada uma sessão solene do Conselho Universitário (Coun) para a outorga do título de Professor Emérito aos professores Antonio Salvio Mangrich, Fábio de Oliveira Pedrosa, Sebastião do Amaral Machado e Marcello Iacomini.

A abertura do evento contará com uma conferência sobre comunicação institucional realizada pela professora Ivana Bentes de Oliveira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e para o encerramento da Siepe, no dia 26, está programada uma palestra com a historiadora e antropóloga Lilia Katri Moritz Schwarcz, da Universidade de São Paulo (USP).

O Festival terá programação na Praça Santos Andrade, no Campus Reitoria e no Campus Rebouças, em Curitiba. A ideia é potencializar essas atividades – todas gratuitas –, mostrar as ações da Universidade para a comunidade e, ao mesmo tempo, economizar, já que o evento inteiro foi organizado com custo praticamente zero. A programação completa será divulgada em breve.

A 11ª edição da Siepe será composta por cinco encontros temáticos, com apresentações de trabalhos, rodas de conversa, oficinas e feira de extensão. O evento abrange trabalhos de iniciação científica, inovação, extensão, atividades formativas e de inclusão e diversidade, que é novidade nesta edição. No ano passado, foram mais de 2,5 mil trabalhos apresentados e cerca de 10,5 mil participantes.

Nesta edição, a Siepe contará com o 18º Encontro de Atividades Formativas (Enaf), o 18º Encontro de Extensão e Cultura (Enec), o 27º Evento de Iniciação Científica (Evinci), 12º Evento de Inovação Tecnológica (Einti) e o 1º Encontro Diversidade e Inclusão Social na Pesquisa e Extensão (Edispe).

A XVII Feira do Livro Editora UFPR e a 38ª Semana Literária & Feira do Livro Sesc ocorrerá de 23 a 28 de setembro, na Praça Santos Andrade, de segunda a sexta, das 10h às 20h, e sábado, das 10h às 14h. Devem participar 27 expositores, entre editoras universitárias e comerciais.

A realização é da Editora UFPR e do Serviço Social do Comércio (Sesc) Paraná. O principal objetivo é popularizar o livro e incentivar a leitura.

Comentários

© 2018 Barulho Curitiba