Feira artesanal, oficina de origami, festa. Cinco rolês aleatórios no fim de semana

- Atualizado às 23:37
Por - Redação Barulho Curitiba
(Foto: Divulgação)

Emporium Handmade reúne 150 marcas autorais no Clube Morgenau 

A Emporium Handmade, feira multicultural pioneira em Curitiba, chega à 17.a edição nos dias 6 e 7 de julho, no Clube Morgenau, quebrando suas próprias marcas. Desta vez serão 150 expositores de moda, arte, design e gastronomia – 60 deles inéditos – , em três pavimentos do clube. O evento também registra um crescimento nas oficinas gratuitas ou a preços simbólico – serão 33 nesta edição.  Além de incentivar o consumo mais ético com marcas autorais que valorizam feito à mão e a procedência da matéria-prima, a Emporium Handmade quer ajudar na transmissão de conhecimento dos saberes artesanais, tanto dos tradicionais como o mosaico e a costura, quanto os mais contemporâneos como arte em concreto. “Estamos com uma especial atenção a essa programação envolvendo dezenas de artistas e chamando o público para compartilharmos modalidades de design e artesanato que podem tanto virar um hobby quanto gerar renda”, afirma Meroly Felizardo, recentemente premiada pela Aliança Empreendedora por sua trajetória e atuação na Emporium Handmade. Todas as oficinas são abertas ao público e a inscrição pode ser feita via Facebook diretamente no evento criado na página facebook.com/emporium handmade.  Nesta edição, a Emporium Handmade inicia a programação uma hora antes, às 10 horas, no sábado e no domingo.

Café com Oficina de Origami

Que tal uma oficina de origami com direito a um cafezinho da tarde? Neste sábado (6), o Maneki Café abre suas portas para receber o Dobrando Alegrias para uma oficina de origami, que acontece das 13:30 às 15:30. Pelo custo de R$ 25,00, além de ter uma tarde divertida com bolo, chá ou café, você ainda ajuda uma ONG: parte dos ganhos serão revertidos para o Dobrando. A proveite e venha se divertir, não é preciso ter experiência com dobraduras, e todo o material está inclusoPara reservar sua vaga, envie um email com nome completo e um número de contato para contato@centroasia.com.br.

Arraiá na Mercadoteca

As tradicionais celebrações da temporada tomam conta da Mercadoteca neste fim de semana: o espaço realiza sua festa julina com programação especial. São três dias de evento com música e decoração típica, além de atividades para as crianças no sábado e domingo. A festa julina começa na sexta-feira (5/7) às 19h30, com show de Simone Schepp e Otto Lenon tocando sucessos do forró. Ela canta e toca violão, enquanto ele se divide entre a zabumba e o pandeiro. O sábado tem um show especial de Cida Airam, às 19h30. Natural do Rio Grande do Norte, a cantora e compositora apresenta referências nordestinas junto à sua vivência no Sul do país. Ela já lançou dois discos, um que leva seu nome), e "Nós", editado há dois meses. Ritmos que passam pelo forró e a ciranda se unem a influências de Clara Nunes, Luiz Gonzaga e Gal Costa, entre outros  No domingo, tem mais forró, com show do trio formado por Simone Chepp (vocal e violão), Otto Lenon (zabumba e pandeiro) e André Ribas (Acordeom). Eles se apresentam das 14h às 17h. A Mercadoteca conta com um novo espaço para crianças, o PS Games, com os jogos que fazem a cabeça da garotada. É uma boa opção de entretenimento para os pequenos. A Mercadoteca fica na Rua Paulo Gorski, 1309 – Mercadoteca - Mossunguê, Curitiba – PR

 Circuito Julino no Alto Sâo Francisco

Espaços criativos, bares e restaurantes das ruas Jaime Reis e Julia da Costa se uniram para oferecer um sábado (6) de arte, cultura e gastronomia, no alto do setor histórico de Curitiba, em clima julino. Apresentações de música, flash tattoo, ações solidárias, promoções e muita comida típica estão na programação do Circuito Julino do Alto São Francisco. Destaque para   segunda edição da Quermesse da Julia, que reúne comerciantes da primeira quadra da rua, que leva o nome da poetisa e agitadora cultural de Curitiba, do início do século passado, Julia da Costa. A Liga Cultural do Alto São Francisco surge da inquietação de empreendedores locais em fortalecer os espaços e projetos desta área do centro cidade,  por muito tempo marcada pelo vandalismo e falta de segurança. “Entendemos que somente a ocupação de espaços ditos marginalizados é capaz de trazer qualidade vida e segurança à cidade. Nos empenhamos em manter nossos projetos nessa área, levando arte e cultura para rua, abrindo nossos portões e buscando o diálogo constante entre moradores, comerciantes e poder público. Precisamos de mais união e menos repressão para que esse movimento, pelo convívio e cuidado, continue”, defende Daiana Lopes, fundadora da Casa 102. A festa começa às 12 horas e vai até umas 20 horas com forró e tudo.

Euroday com oficinas gratuitas

Neste sábado (6) o  Centro Europeu, uma das principais escolas de profissões e idiomas da América Latina, vai promover a segunda edição do Euroday, evento especial que reúne profissionais e especialistas de diferentes segmentos para comandar atividades gratuitas para diversos públicos. Com uma proposta descontraída, o Euroday vai oferecer experiências em diversos áreas da economia criativa, apostando em uma programação dinâmica e diferenciada. Uma das principais atrações do evento será o workshop sobre Pilotagem de Drones, destinado a quem deseja aprender sobre uma das tecnologias tem ganhado um espaço significativo na economia mundial nos últimos anos. As tendências em profissões e idiomas, também, terão destaque com a palestra  Storia dell'arte, apresentada na língua italiana, eu a consultoria exclusiva para reconhecimento de cidadania Italiana, que vai compartilhar dicas e esclarecer dúvidas daqueles que desejam residir legalmente na Itália, assim como obter  vistos europeus. Além de um estande sobre intercâmbio que conta com a presença dos especialistas da AFS Intercultura Brasil.O Euroday será realizado na sede do Centro Europeu no bairro Cabral (Rua Recife, 81), a partir das 11h. As incrições para oficinas são gratuitas e podem ser realizadas pelo link https://bit.ly/2YzHW2K. Mais informações pelo telefone (41) 3339-6669 ou no site www.centroeuropeu.com.br.

 

Comentários

© 2018 Barulho Curitiba