Fake news sobre pandemia da Covid-19 cria novo termo: a ‘desinfodemia’

Por - Da Redação Bem Paraná com assessoria
(Foto: Marcello Casal Jr/ABr)

Com tantas informações falsas a respeito da pandemia da Covid-19, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) definiu o termo “desinfodemia” como “desinformação básica sobre a doença de Covid-19”. Uma pesquisa realizada pela Avaaz aponta que cerca de 100 milhões de brasileiros — sete em cada dez internautas — acredita em ao menos uma notícia falsa a respeito da pandemia.

Para combater esse mal, o Colégio Positivo faz nesta segunda-feira, às 17 horas, uma live nas redes sociais com o tema “Efeitos das fake news em época de pandemia”.

A transmissão conta com a participação da assessora pedagógica de Redação do CIPP (Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento), Candice de Almeida, do assessor de História do CIPP, André Marcos Silva, e do professor do curso de Jornalismo da Universidade Positivo, supervisor de Jornalismo da BandNews FM Curitiba e doutorando de Ciências da Informação, na Universidade Fernando Pessoa, em Porto, Portugal, Felipe Harmata. Aberta à comunidade, a live pode ser acessada pelo Facebook do Colégio Positivo (facebook.com/ColegioPositivo.Oficial/) ou Instagram (instagram.com/colegiopositivo/).

“A live vai abrir uma semana de debates com os alunos do Ensino Médio, nos quais discutiremos os efeitos da desinformação, principalmente em tempos apocalípticos como este que vivemos, pois muitas vezes, algumas mentiras compartilhadas vão da ameaça à democracia ao risco de morte”, explica Candice.

Outra ação que prevê o combate à desinformação é o lançamento da websérie “Mitos e verdades”, que traz a Covid-19 como seu primeiro tema. Com episódios de até cinco minutos, divulgados semanalmente, às terças e quintas, no YouTube do Colégio Positivo, a websérie conta com a participação de professores que vão esclarecer, nesta primeira temporada, dúvidas a respeito da pandemia. O tema será abordado também na redação avaliativa da 2a série do Ensino Médio de todas as unidades do Colégio Positivo, nos Estados do Paraná e Santa Catarina.

Comentários

© 2018 Barulho Curitiba