‘Este show é para mostrar minha pluraridade como artista e pessoa’, diz Gal Costa

Por - Josianne Ritz
(Foto: Manuela Scarpa / Brazil News)

Uma das vozes mais aclamadas da música brasileira, a cantora e compositora Gal Costa, desembarca na capital paranaense com o seu novo espetáculo “As Várias Pontas de uma Estrela”. O show que está em turnê nacional acontece no Teatro Guaíra no próximo sábado, 28 de maio, às 21 horas, comemorando os seus 56 anos de carreira. A cantora se debruça sobre as relações entre o riquíssimo repertório que ela própria apresentou ao Brasil, repleto de hits e obras-primas, e a obra monumental de Milton Nascimento. “Este show é para mostrar a minha pluralidade como artista e como pessoa”, disse Gal, em entrevista exclusiva ao Blog Barulho Curitiba.

No setlist, o público poderá acompanhar canções do autor mineiro, já gravadas por Gal, e clássicos do repertório da cantora, compostos por nomes como Chico Buarque, Caetano Veloso, Dorival Caymmi e Tom Jobim. O roteiro inclui ainda surpresas e lados B da discografia de Gal Costa, iniciada em 1965 com o compacto “Maria da Graça”.

O nome do novo espetáculo “As várias pontas de uma estrela”, que teve o nome inspirado em uma composição de Milton em parceria com Caetano, tem como direção Marcus Preto. “Neste show, estamos falando de Milton, que tem uma voz deslumbrante, mas também estamos falando da minha voz e, além disso, da voz do Brasil”, contou Gal.

E, durante a pandemia, Gal testou o formato de piano, baixo e bateria - trocando o acompanhamento de violão pelo piano, gostou e levou para nova turnê. A banda é formada por Fábio Sá (baixo elétrico e acústico), André Lima (teclados) e Victor Cabral (bateria e percussão).

Além da apresentação, como contrapartida da Lei Federal de Incentivo à Cultura, serão promovidas duas oficinas culturais, gratuitas, dirigidas a alunos e professores, como ação de democratização de acesso. Tanto a apresentação como as oficinas, disponibilizarão tradutores de libra, para pessoas com necessidade especiais.

O show de Curitiba tem patrocínio do Ministério do Turismo, Icatu Seguros e Icatu Vanguarda, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Em contrapartida da Lei Federal de Incentivo à Cultura, como ação de promoção cultural serão realizadas duas oficinas gratuitas com participação dos músicos da banda de Gal Costa dedicadas a alunos de música, estudantes e professores da rede pública.

Leia os principais trechos da entrevista que Gal Costa concedeu ao Blog Barulho Curitiba:

Barulho Curitiba — ‘As Várias Pontas de uma Estrela’ traz sucessos de todos os tempos dos 56 anos carreira?
Gal Costa — Meu trabalho é diversificado e este show é para mostrar a minha pluralidade como artista e como pessoa. Ele é um apanhado de toda minha carreira e também um destaque para Milton Nascimento.

BC — Milton Nascimento tem um espaço diferente neste show?
Gal — Milton é o norte deste show. Canto as músicas dele que já gravei anteriormente. É um show em homenagem a ele, somadas à canções importantes da minha carreira. Esse é um show sobre a voz. Ela é o grande foco dessa turnê. Estamos falando de Milton, que tem uma voz deslumbrante, mas também estamos falando da minha voz e, além disso, da voz do Brasil, do público que canta comigo os hits que gravei nos anos 80 e que são apresentados mais para o fim do show.

BC — Seu show foi um dos últimos antes da pandemia em Curitiba? Qual a expectativa deste reencontro?
Gal — A expectativa é grande. É muito diferente cantar com o público presente, sem dúvida. Estou ansiosa para o reencontro com meus fãs de Curitiba.

BC — Como foi este período longe do público? Como foi a live que você fez?
Gal — Foi difícil estar longe dos palcos. Primeiro, claro, por tudo o que passamos e depois porque é importante ter a energia do público. Quando eu subo no palco, vem uma energia não sei de onde, que me traz muita vitalidade. E eu estava com saudades disso.

SERVIÇO:
Gal Costa apresenta seu novo show ‘As Várias Pontas de Uma Estrela’ no Guairão
Data: 28 de maio de 2022 (sábado).
Horário: Abertura do Teatro: 20h / Início show: 21h.
Local: Teatro Guaíra. (R. Amintas de Barros, S/N - Centro, Curitiba - PR).
Classificação etária: 12 anos.
Ingressos: A partir de R$ 50,00 – 1º Balcão / Laranja (Minc).
* Não está inclusa a taxa administrativa Disk Ingressos de R$ 12,00.
** A meia-entrada é válida para Doadores de Sangue devidamente comprovados, Estudantes devidamente comprovados, Idosos conforme Lei, PNE, Portador de Câncer e Professor.
** Importante: Serão exigidos os documentos e comprovantes que constam nas respectivas leis.
** Os descontos não são cumulativos.
Pontos de venda: Disk Ingressos (Call Center 41 3315-0808). Site do Disk
Ingressos: https://www.diskingressos.com.br/evento/2800/28-05-2022/pr/curitiba/gal-costa-as-varias-pontas-de-uma-estrela
Informações: 41 3315-0808 ou diskingressos.com.br

Comentários

© 2018 Barulho Curitiba