Especialistas e estudantes debatem sobre a Amazônia em Curitiba. Veja a programação

- Atualizado às 23:51
Por - Barulho Curitiba
(Foto: Divulgação)

É possível e vantajosa a aliança entre desenvolvimento econômico e conservação da natureza. Com o objetivo de ser a vitrine de boas iniciativas que geram lucro, movimentam a economia e se dedicam a conservar o meio ambiente, a Academia Amazônia Ensina, startup de Manaus incubada no Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA), traz a Curitiba a 2ª edição do evento Amazônia 21, no qual vai reunir estudantes que participaram de imersões que a instituição promoveu na floresta em janeiro e julho de 2019. Com programação confirmada para o próximo sábado (28), das 14h às 21h, no Encontro da Amazônia, o evento promete atualizar o debate sobre sustentabilidade no século XXI com especial atenção ao bioma da maior floresta tropical do mundo.

A atividade inclui painéis, debates, exibição de filme e degustação de dois cardápios típicos da região amazônica. O primeiro painel é composto de apresentações de pesquisas que a turma da 2º expedição realizou. Temas como a sustentabilidade na nova geração, comportamento e comunicação serão debatidos. O segundo painel conta com a participação de especialistas da agenda ambiental, que vão abordar os desafios da bioeconomia digital no Brasil. O terceiro conteúdo será focado em apresentar iniciativas práticas que reúnem inovação para sustentabilidade ambiental. Na quarta e última parte do evento será exibido o filme-documentário “O Rio Negro são as pessoas”.

Instituições fortes em todo Brasil, como Fundação Grupo Boticário, Sebrae, Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT), Conexsus e Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (IDESAM) apoiam o evento e estarão representadas com especialistas que compõem os debates. Para o diretor da Academia Amazônia Ensina, João Tezza, agregar conhecimento e vivência com olhar para solução é fundamental para superação de dilemas da atual agenda ambiental brasileira. “Precisamos superar com urgência a dicotomia entre desenvolvimento econômico e conservação da natureza… isso é muito ultrapassado e prejudica as duas agendas”, enfatiza o idealizador do evento que além de diretor do projeto é Economista e Doutor em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia. “Em um momento em que a atenção se volta para a Amazônia de maneira tão negativa, o Amazônia 21 traz exemplos que comprovam que é possível fazer diferente e fazer muito melhor”.

Os ingressos para a atividade estão disponíveis no site da instituição para todos os interessados: amazoniaensina.com

Confira a programação completa | 2º Amazônia 21 |

13:00 - Credenciamento
14:00 - Painel 1: Apresentações 2ª turma da Expedição Amazônia 21
• Sustentabilidade no Século XXI: Uma Visão dos Jovens entre 16 e 17 anos. Com Isaac Ramon, Naruna Guimarães, Gabriela Oliveira e Flávio Sodré.
• Sustentabilidade e Comunicação no Século XXI. Com Ester Athanásio, Julia Nobrega, Bernard Milanese e Beto Campainha.
• Comportamento e Sustentabilidade: O que não fazemos hoje? Com Victória Marcondes, Thiago Carvalho e Alan Rechetelo
15:40 - Painel 2: Oportunidades e Desafios para a Bioeconomia Digital no Brasil
• Economia Digital e Natureza. Com Geraldo Feitoza, Diretor-Presidente no INDT / Coordenador Programa Prioritário de Economia Digital.
• Qual a Bioeconomia que Queremos? Com Carlos Gabriel Koury, Diretor técnico no Idesam / Coordenador do Programa Prioritário Para Bioeconomia.
• Financiamento para Negócios de Impacto Social e Ambiental no Brasil. Com Valmir Ortega, Diretor Executivo na CONEXSUS.
16:50 - Degustação Cardápio Amazônia 1
17:15 - Painel 3: Iniciativas Práticas para Inovação e Sustentabilidade
• Oportunidades do Programa Prioritário para Economia Digital. Com Elaine do Santos Garcia e Silva, Coordenadora do Programa Prioritário Para Economia Digital.
• Empreendedorismo e sustentabilidade: Perspectivas para o Brasil. Com representante Sebrae.
• Programa Natureza Empreendedora. Com Anke Salzmann, mestre em em Lideranças em Conservação pela Universidade de Cambridge (Reino Unido) e atua na área de negócios e biodiversidade da Fundação Grupo Boticário.
19:00 - Degustação Cardápio Amazônia 2
20:00 - Sessão de Cinema com filme documentário sobre a vida no rio Negro
Veja o trailer aqui.
*Esta programação está sujeita a alterações.

Sobre a Academia Amazônia Ensina
A Academia Amazônia Ensina é uma startup de ensino e experiência na Amazônia. A organização socioambiental tem a missão de "preparar pessoas para os desafios econômicos, sociais e ecológicos no século XXI, tendo a Amazônia como espaço de pesquisa, vivência e aprendizado". Ciência contemporânea, vivências na Amazônia, saber tradicional, interatividade e geração de conteúdo constituem uma abordagem pedagógica direcionada para inovação, sensibilização, crescimento pessoal, acadêmico e profissional. Realiza expedições de ensino, educação e pesquisa, conciliando experiências de visitação com eventos de formação acadêmica e profissional.

Serviço - Amazônia 21
28 de setembro, das 14h às 21h, no Espaço Encontro da Amazônia.
Rua Nilo Peçanha, 1907 - Bom Retiro
Ingressos:
1º lote: R$ 80,00 até 20 de setembro
2º lote: R$ 120,00, a partir de 21 de setembro
Mais informações: www.academiaamazoniaensina.com
Instagram: @amazoniaensina

Comentários

© 2018 Barulho Curitiba