Documentário ‘Rolê - Histórias dos Rolezinhos’ está em evento

Vladimir Seixas: diretor do ‘Rolê’
Vladimir Seixas: diretor do ‘Rolê’ (Foto: Paula Monte)

Documentário
‘Rolê - Histórias dos Rolezinhos’ está em evento
O documentário ‘Rolê - Histórias dos Rolezinhos’, realizado pela produtora Couro de Rato e com direção de Vladimir Seixas, estreia no Brasil no dia 10 de outubro, pelo Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba e traz uma importante discussão sobre racismo, discriminação, ocupação do espaço e resistência do povo negro e periférico.
O filme integra a Mostra Competitiva do Festival e será exibido on-line, nos dias 10 e 14 de outubro, domingo e quinta-feira, respectivamente; os ingressos custam R$ 5 e já estão disponíveis para a compra no site do evento, clicando aqui. O filme fica disponível de 6h do dia 10/10 até 5h59 do dia 11/10, e de 6h do dia 14/10, até às 5h59 do dia 15/10.
Entre 2018 e 2020, Vladimir Seixas acompanhou três importantes personagens do movimento dos rolezinhos e seus desdobramentos: Jefferson Luís, o organizador de um dos primeiros e maiores rolezinhos, eleito uma das 100 pessoas mais influentes do Brasil pela Revista Época, em 2014; a artista e performer mineira Priscila Rezende, que idealizou a performance “Bombril”, de 2010, e orientou a realização de uma releitura desta ação de forma coletiva em um shopping; e Thayná Trindade, empreendedora negra e fundadora da Uzuri Acessórios, que organizou uma manifestação dentro do shopping Plaza em Niterói/RJ após sofrer racismo por parte de um vendedor de loja, em um caso que viralizou nas redes sociais, em 2014.‘Rolê’ acaba de receber o Grande Prêmio Visão (Vision Award - Grand Prize), na 25ª edição do Flickers’ Rhode Island International Film Festival (RIIFF 2021).

SINOPSE

Os Rolezinhos em shoppings no Brasil mobilizaram milhares de pessoas nos últimos anos. Essa forma inusitada de manifestação escancarou as barreiras impostas pela discriminação racial e exclusão social. Acompanhe neste documentário a vida e as lembranças de três personagens negras que enfrentaram situações traumáticas de racismo e participaram das ocupações em shoppings. Descubra os sonhos, a beleza, a poesia, a arte e a política de uma geração que encontrou novas maneiras de lidar com a violência vivida promovendo um intenso debate pelo país.

VLADIMIR SEIXAS

Indicado ao Emmy Internacional de melhor documentário em 2019 com A Primeira Pedra, Vladimir trabalha desde 2008 em direção e roteiro de documentários. Seus filmes investigam as transformações políticas e culturais no Brasil dos últimos anos a partir das lutas de movimentos urbanos. Ao todo dirigiu cinco curtas, dois longas, uma série e um telefilme, participou de mais de 50 festivais pelo mundo e recebeu diversas premiações. Está lançando seu 3º doc longa e desenvolvendo seu 1º longa de ficção.

COURO DE RATO

Produtora carioca formada em 2015 por Vladimir Seixas e Luis Carlos de Alencar, dois realizadores com obras autorais exibidas e premiadas tanto no país quanto no exterior, que somam longas, minisséries para TV, webséries e diversos curtas. Desenvolve parceria com os canais Globoplay, CINEBRASILTV, Canal Futura, ESPN e Canal Saúde.

FICHA TÉCNICA

Elenco Principal: Thayná Trindade, Jefferson Luis e Priscila Rezende

Direção e roteiro: Vladimir Seixas

Produção Executiva: Luis Carlos de Alencar

Coprodução: CINEBRASILTV

Direção de Produção: Érica Sansil

Direção de Fotografia: Léo Bittencourt e Vladimir Seixas

Som direto: Vitor Kruter

SERVIÇO

‘Rolê’ no Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba
Exibições: de 6h de domingo (10/10) às 5h59 de segunda-feira (11/11); de 6h de quinta-feira (14/10), às 5h59 de sexta-feira (15/10)
Ingressos: R$ 5 (disponíveis em https://www.olhardecinema.com.br/film/role-historias-dos-rolezinhos/)

Trilha Original: Mano Teko e Grand Master Matarazo

Músicas: Axial e Djonga

Direção de Arte: Pâmela Peregrino

Controller: Camilla Ribeiro

Comentários

© 2018 Barulho Curitiba