Documentário que retrata história da música curitibana é destaque no canal Music Box Brazil

- Atualizado às 13:36
Por - Barulho Curitiba
(Foto: Pri Oliveira)

No próximo dia 30 de dezembro (quarta-feira), às 21h30, o canal Music Box Brazil exibirá o documentário "Uma Fina Camada de Gelo". Com direção do cineasta Vinicius "Tchê" Ferreira, o filme aborda a cena musical curitibana em um período que vai do final da década de 1970 ao início dos anos 2000.

Com pouco mais de uma hora de duração, o documentário apresenta um enredo repleto de entrevistas marcantes. Entre elas, estão as opiniões de produtores, donos de bares, radialistas, jornalistas e músicos da cena musical da capital paranaense.

Para construir um panorama que revela as dificuldades de quem faz música autoral em Curitiba, Vinicius ouviu vários personagens importantes.

Entre eles, estão os músicos Rodrigo Barros Del Rei (Contrabanda, Beijo AA Força, Maxixe Machine e Orquestra Sem Fim), Fabio Elias (Relespública), J.R. Ferreira (July et Joe, Intruders, Magnéticos e dono do espaço cultural 92 Graus, o templo da música autoral curitibana), Paulinho Teixeira (Blindagem), e a locutora Margot Brasil (rádios Estação Primeira e Mundo Livre FM).

O diretor também conversou com o empresário e produtor Helinho Pimentel, que gerencia o complexo da Pedreira Paulo Leminski, o maior e mais tradicional local de shows da capital paranaense.

Na pesquisa de imagens que enriqueceram o documentário, Vinicius contou com o auxílio do pesquisador Manoel Neto (que também assina o roteiro do doc) e do jornalista Rodrigo Juste Duarte. Os dois são responsáveis pelo acervo do Museu do Som Independente (Musin), em Curitiba. A produção executiva de todo o projeto “Uma Fina Camada de Gelo” é do advogado e músico Fabiano Neves.

O documentário faz parte do projeto que também inclui o livro "Uma Fina Camada de Gelo – O Rock Autoral e a Alma Arredia de Curitiba" (2017), escrito pelo advogado e músico Eduardo Mercer.

Opiniões fortes que revelam uma cena repleta de talentos

Os depoimentos reunidos no documentário levantam questionamentos sobre a cena musical de Curitiba e a eterna luta por espaço e reconhecimento protagonizada por músicos e artistas independentes. “Sempre foi difícil se reinventar, não só na produção artística, e ter que descobrir maneiras de ser ouvido e de chegar ao público. O filme tenta trazer um pouco dessa luta dos artistas e ajuda a entender que isso é uma coisa cotidiana, que sempre vai existir. Só muda a forma de fazer, de acordo com o período histórico”, explica Vinicius "Tchê" Ferreira.

Na opinião do guitarrista e vocalista da Relespública (banda que está prestes a completar 32 anos de estrada), Fabio Elias, a possibilidade de mostrar a música curitibana para o público de todo o país é um dos grandes trunfos do documentário. "A música feita em Curitiba sempre sentiu falta de registros históricos, sem falar da falta de reconhecimento do grande público da capital. O livro e o documentário preenchem essa falha que tanto prejudicava o nosso legado cultural e artístico. Estou muito feliz pela oportunidade de entrar nas casas de pessoas por meio do canal Music Box Brazil. Assim, elas saberão que existimos e que fizemos muita coisa boa!", diz.

O guitarrista e vocalista Gabriel Teixeira (Sr. Banana e Black Maria) ressalta a importância de levar a história dos artistas da capital paranaense para um número cada vez maior de pessoas. "Diante de uma sociedade extremamente careta e sem memória, o documentário é, antes de mais nada, um registro precioso. Ele é fruto de uma pesquisa primorosa que ajuda a resgatar e reconhecer a história artística e cultural de Curitiba, dos seus filhos mais loucos e de seus poetas malditos", opina.

O documentário "Uma Fina Camada de Gelo" é uma grande oportunidade para o público de todo o Brasil mergulhar no rico e singular cenário musical curitibano. “É um filme que fala para todos que gostam de música e artes e traz questões que continuam relevantes e mais atuais do que nunca”, afirma Vinicius "Tchê" Ferreira.

Serviço

O que: Exibição do documentário "Uma Fina Camada de Gelo"

Quando: 30/12/2020 (quarta-feira), às 21h30

Onde: Music Box Brazil

Canais: 

Claro HD, Net e Claro: 623

Oi TV: 145

Claro: 123

Comentários

© 2018 Barulho Curitiba