Diretora de arte curitibana é parte de equipe premiada no Oscar, com a produção 'Mank'

- Atualizado às 19:05
Por - Barulho Curitiba
(Foto: Divulgação)

A arquiteta, designer e Mestre em Direção de Arte Daniela Medeiros, ex-aluna do curso de Cinema pelo Centro Europeu é parte da equipe premiada pelo Oscar 2021 com a produção da Netflix "Mank", dirigida por David Fincher.

A obra levou os prêmios de Melhor Direção de Arte e Melhor Fotografia, no evento que aconteceu no último domingo (25). Daniela integra a equipe como set designer e atua em Los Angeles, na Califórnia. Sua carreira inclui participação como production designer e set designer em filmes como "Thor: Ragnarok" e "Homem-Formiga", dos estúdios Marvel, e "All These Voices", entre outros.

A cineasta fez o curso no Centro Europeu, em 2012. Teve o diretor e roteirista Fernando Severo como professor. "Era uma aluna muito dedicada, determinada a seguir a direção de arte. O set designer é um papel que faz parte da direção de arte: um conjunto de trabalhos que cria a concepção visual do filme, desenvolvida pela equipe a partir da ideia do diretor, que define a paleta de cores, os cenários e o figurino dos personagens", explica.

A cineasta afirma a importância do prêmio para sua carreira. "Depois de muitos anos de estudos e trabalho pesado, atuar em um projeto da dimensão de Mank, com David Fincher como diretor é uma honra enorme. O projeto foi muito desafiador e inspirador. Fazer parte de uma equipe ganhadora do Oscar de Melhor Direção de Arte parece um sonho, ainda nem caiu a ficha. Também é muito legal saber que estou representando o Brasil como uma mulher curitibana no cinema", disse Daniela.

MANK - Campeão de indicações no Oscar de 2021, a obra traz a história do roteirista Herman J. Mankiewicz, de "Cidadão Kane" (1941) e sua luta com o diretor pelos créditos. É um filme todo em preto e branco, assim como a obra na qual se baseia.

Curso de cinema - Os alunos que ingressam no Centro Europeu têm acesso ao aprendizado do nível básico ao avançado.

De acordo com o coordenador, ator e cineasta Gustavo Piaskoski o aluno sai pronto para o mercado de trabalho. "Trabalhamos com a criação de roteiro, direção de fotografia, documentário e uma série de outras matérias importantes, transitando em todas as áreas da produção de cinema. Durante o curso cada aluno participa da realização de três produções audiovisuais completas e ainda tem a opção de realizar uma quarta após o final do período letivo, saindo da escola com um bom portfólio para o mercado de trabalho".
Todos os professores são destaque no mercado.

Gustavo ressalta a importância da arte do cinema em nosso cotidiano. "Mais do que nunca o cinema é valorizado, principalmente como arte, em séries e filmes. É uma forma de expressão capaz de apresentar culturas e línguas de forma muito suave, com o poder de trazer a imagética visão do mundo para dentro da sua casa".

Comentários

© 2018 Barulho Curitiba