Curta brasileiro é o único da América Latina selecionado para o ‘Oscar chinês’

(Foto: Divulgação)

O curta de animação ‘Napo’ é o único filme da América Latina a ser selecionado para o festival internacional de cinema de Shangai (Shanghai International Movie Festival), considerado pela crítica o “Oscar chinês”. O filme é uma produção curitibana da Miralumo, associada à Escola de Artes Digitais Revolution, e está na lista de mais treze festivais ao redor do mundo.

A história contada é a de Napoleão, um senhor que, doente, se vê obrigado a mudar para a casa da filha. Lá, ele começa a desenvolver uma amizade especial com o neto que, através de desenhos, ajuda o avô a lembrar do próprio passado. Pelo que é possível antecipar pelo trailer, a narrativa vem carregada da emoção de um reencontro familiar — que promete trazer lágrimas aos olhos dos espectadores.

Devido à pandemia, ‘Napo’ teve sua estreia adiada nos cinemas, mas isso não impediu que fosse aprovado para diversos festivais de cinema. Sua estreia aconteceu no Los Angeles Latino International Film Festival (LALIFF) em uma sessão com ingressos esgotados.

O curta começou a ser desenvolvido em 2015 pelos artistas Gustavo Ribeiro e Thais Peixe. O trailer de ‘Napo’ foi lançado no sábado, primeiro de agosto, após uma live na qual os produtores deram detalhes de como foi trabalhar no mercado de animação no Brasil.

“Foi difícil, como é de se esperar, porque é difícil fazer filme aqui. Mas muitas coisas boas aconteceram no processo. Conhecemos pessoas, ganhamos amigos e o principal: estamos conseguindo mostrar pro mundo o que os artistas brasileiros são capazes de fazer quando se unem”, afirma o diretor Gustavo Ribeiro.

A produção ainda não tem data de lançamento, o que deve acontecer após a passagem da produção pelos festivais de cinema. “Após a classificação em tantos festivais e alguns muito importantes como o de Shangai, a expectativa agora é para o Oscar — dessa vez o americano. Ficamos na torcida!”, comemora Gustavo.

‘Napo’ também é finalista de Short to the Point, que acontece na Romênia, e do USA Film Festival nos Estados Unidos. O curta já foi selecionado para outros festivais de cinema pelo mundo e que acontecerão nos próximos meses: Athens ANIMFEST (Grécia), Fastnet Film Festival (Irlanda), Boomtown Film & Music Festival (USA), Corti Da Sogni Antionio Ricci (Itália), Global Music Awards (USA) e La Guarimba Film Festival (Itália).

O trailer de ‘Napo’ está disponível no YouTube e você pode assistir https://www.youtube.com/watch?reload=9&v=AwRivONz0t4&feature=youtu.be

Comentários

© 2018 Barulho Curitiba