Curitibana Zélia Sell lança 2ª edição de livro sobre a imigração alemã no Paraná

Imagens de ‘Altdeutschen’
Imagens de ‘Altdeutschen’ (Foto: Divulgação)

A jornalista e pesquisadora curitibana Zélia Sell vai lançar a segunda edição do livro ‘Altdeutschen - A História Que Não Foi Contada’. O lançamento desta vez será presencial, no Bosque do Alemão, nesta quarta-feira (24), entre 17 e 19 horas.

Em setembro, a pesquisadora fez um evento virtual de lançamento no Centro de Letras do Paraná.

“Não foi por acaso que escolhemos o dia 24 de novembro para o lançamento de meu livro no Bosque Alemão, no Oratório de Bach. É a data do registro da primeira criança Altdeutschen no Paraná: José Grein, filho dos pioneiros Peter Grein e Angela, e pai de Miguel José Grein, meu bisavô, que foi chefe político na cidade”, disse Zélia Sell. “O local do Bosque Alemão é o da antiga chácara Schaffer, e foi George Anton von Schaffer quem trouxe da Europa os imigrantes”.

O livro foi publicado de forma independente pela autora. A primeira edição do livro é de 2009, lançado na ocasião dos 180 anos da chegada dos pioneiros alemães ao Paraná, a Santa Catarina e a São Paulo. O termo “Altdeutschen” significa “Alemão Antigo”. Mas também se também a um estilo de móveis em madeira, objetos em estanho, louça, peças de roupa e artesanato em geral.

Para a pesquisadora, a reconstituição dessa história é um verdadeiro quebra-cabeças, onde algumas peças ainda podem ser encaixadas. A obra traz uma participação ativa da então duquesa austríaca – e depois imperatriz brasileira – Dona Leopoldina nessa história.

Serviço
Lançamento do livro ‘Altdeutschen - A História Que Não Foi Contada’, da jornalista e pesquisadora Zélia Sell
Onde: Orátorio de Bach, no Bosque do Alemão
(R. Nicolo Paganini, s/nº, Jardim Schaffer, Curitiba)
Quando: Quarta-feira (24), entre 17 e 19 horas.

Comentários

© 2018 Barulho Curitiba